A Horta do 1º ano

//A Horta do 1º ano

A Horta do 1º ano

Os estudantes aprenderam aprenderam sobre o ciclo de vida das plantas e sobre sustentabilidade. Foto: Paulinha Kozlowski.

As turmas do 1º ano do Colégio Medianeira estão descobrindo que aprender pode ser muito divertido e saboroso. E isso está acontecendo por meio da criação de uma horta. A atividade, que faz parte do Laboratório de Ciências, acontece a céu aberto e reúne os conteúdos de diversas disciplinas, fortalecendo a aprendizagem integral do estudante.

Segundo a professora Julianne Armstrong, as turmas aprendem sobre o ciclo de vida das plantas e sua relação com o solo, água e clima, e também que o cuidado que dedicamos a elas é crucial para o desenvolvimento de uma horta rica e diversa. “O plantio de diferentes tipos de hortaliças já foi realizado, agora é só cuidar e esperar para que no fim do semestre as crianças façam uma colheita deliciosa”, comenta a educadora.

Desta forma, os pequenos estão descobrindo também a importância das relações entre os seres humanos e a natureza, além de vivenciarem a partilha, o respeito ao próximo e o trabalho em equipe.

Eles vivenciarem a partilha, o respeito ao próximo e o trabalho em equipe. Foto: Paulinha Kozlowski.

Sustentabilidade

Sob esse prisma, a horta é um convite à sustentabilidade ambiental e das relações que, no Medianeira, acontece pelo projeto Abra seus olhos e veja coisas novas. O Projeto Educativo Comum (PEC), em seu parágrafo 23, visualiza o cuidado com a natureza como faz parte da articulação da fé e da justiça social, pilares do compromisso educativo da Companhia de Jesus.

Como explica Roberto Casagrande, responsável pelo Centro de Educação Ambiental (CEA) do Medianeira, a formação total do estudante passa pela consciência a Casa Comum e a necessidade cada vez mais urgente de preservação e cuidado. “Eu vejo a sustentabilidade como sendo algo inerente à educação. A gente não pode pensar em educação ou em aprendizagem integral e tirarmos a sustentabilidade”, avalia o educador.

“O plantio de diferentes tipos de hortaliças já foi realizado, agora é só cuidar e esperar para que no fim do semestre as crianças façam uma colheita deliciosa”, comenta Julianne Armstrong.

By | 2018-05-03T08:38:25+00:00 Maio 3rd, 2018|Notícias|Comentários desativados em A Horta do 1º ano