Projeto Educativo

O Projeto Político Pedagógico do Colégio Medianeira fundamenta-se no horizonte da missão da Companhia de Jesus, cujo alicerce é o serviço da fé e a promoção da justiça. Apoia-se, para tanto, na relação transdisciplinar entre conhecimento, realidade e formação humana/acadêmica. A Pedagogia Inaciana, expressão do fazer educativo dos Jesuítas, é sustentada pela experiência espiritual de Inácio de Loyola, na tradição educativa da Companhia e no diálogo cultural e inter-religioso com o tempo e espaço em que vivemos e atuamos.

A Pedagogia Inaciana propõe um processo de educação reflexivo e comprometido, crítico e criativo, tendo como proposta um paradigma desafiador – contexto, experiência, reflexão, ação e avaliação –, cuja viabilização deve estar inserida no tempo de desafios e contradições que caracterizam o novo milênio. A formação de pessoas excelentes, humana e academicamente inseridas no seu contexto de vida, é premissa para a Educação Inaciana. Formar e educar pessoas conscientes, competentes, compassivas e comprometidas torna-se pressuposto dos processos educativos vivenciados no Colégio Medianeira.

Nosso projeto busca tecer o conhecimento como meio de uma aprendizagem integral em três dimensões – saber ser, pensar e agir –, valorizando as capacidades de cada aluno de maneira individual e coletiva, oferecendo uma formação intelectual, moral e espiritual que lhe permita assumir um compromisso como agente transformador, capaz de interagir com a sociedade e a natureza.

 Inserem-se nessa proposta:

  • A mediação entre o conhecimento e o agir educativo;

  • A tessitura de uma ética das relações e compromissos entre as pessoas e delas com sua cidade e seu país;

  • A intencionalidade na vivência de valores humanos e cristãos, próprios da essência da instituição, em abertura e respeito à diversidade existencial dos povos.