Centro de Artes

/Centro de Artes
Centro de Artes 2019-02-11T17:36:27+00:00

Centro de Artes

A Arte é um poderoso elemento ativo dentro da estrutura escolar, pois contribui para que a livre expressão de sentimentos e ideias ganhe espaço na tessitura do conhecimento. O corpo apreende e expressa os saberes experimentados na emoção e no intelecto em diferentes linguagens.

Reconhecer, desenvolver habilidades para e criar são dimensões formativas que o Centro de Artes propõe aos estudantes. São experiências que enriquecem o aprendizado na sala de aula e nos conectam ao mais humano em cada pessoa.

Esse é o sentido da existência do Centro de Artes com as oficinas de Canto, Cinema e Fotografia, Teatro, Violão e Violino.

Clique aqui para acessar os horários e ensalamento das atividades.

Canto

A arte de cantar tem despertado o interesse pela “cultura vocal” presente na mídia, nos meios de comunicação e em cada momento de nossa vida. A importância de cuidar da voz, de cantar, nos estimula ao aprimoramento vocal.  Com a evolução das óperas, cantatas e oratórios, o uso da impostação da voz, dicção, respiração, tornaram-se fundamentais para um bom desempenho vocal. Nosso intuito é trabalhar nesse sentido, oportunizando aos estudantes a arte de cantar, formando grupos vocais, bandas e coral.

Prof. Viviane Vallim

Cinema e Fotografia

Ver e fazer cinema. Essas são as atividades principais da oficina de Cinema e Fotografia, que visa à compreensão da estética, da história e dos modos de produção dessa que é a mais nova das artes. O processo privilegia o trabalho em grupo, a criatividade e a construção de um olhar crítico e inventivo frente às narrativas audiovisuais, possibilitando outras formas de expressão. A oficina também enfoca a fotografia, com exercícios práticos e constantes, em diferentes ambientes, estabelecendo uma profunda relação entre as diferentes linguagens.

Prof. Alexandre Rafael Garcia e Prof. Jessica Lorena

Teatro

O Teatro é a arte do Encontro. Nasceu há muito tempo, mas é também atual. Pois em um mundo cada vez mais digital, cada vez mais à distância, o teatro nos aproxima, valoriza o momento de estarmos juntos, criando, ouvindo e vendo uma boa história. O desafio de ser e estar no palco prepara o aluno também para a vida, estimulando a socialização, o senso crítico, ao mesmo tempo em que desenvolve a capacidade de lidar com suas próprias emoções e com as dos outros. Habilidades de construção e interpretação literárias serão trabalhadas em conjunto com as habilidades manuais desenvolvidas na construção de cenários, bonecos, adereços e figurinos.

Prof. Renato Perré

Violão

Nas oficinas de Violão o aluno entrará em contato com os mais diversos ritmos e linguagens da literatura musical e violonística, desenvolvendo a cada dia um senso crítico próprio, capaz de apreciar as diferentes culturas e identidades musicais. A oficina tem como objetivo ensinar aos participantes os fundamentos teóricos e práticos do violão e dar subsídios para a execução de canções, leitura musical e para a prática do instrumento individualmente e em grupo.

Prof. Rodrigo Calo e Prof. Alex Zanão

Violino

Na Oficina de Violino o aluno terá uma formação voltada para a capacitação plena do instrumento, suas técnicas mais elaboradas, execução de diversos estilos musicais e conteúdo teórico que o capacitem à prática individual e a participar da Prática de Orquestra. A Prática de Orquestra, ofertada aos alunos da Oficina de Violino, tem como objetivo o aperfeiçoamento dos conteúdos estudados em aula e a troca de experiências e conhecimentos com os demais alunos, buscando a capacitação de alta performance musical.

Prof. Sergio Betini