Centro de Artes

A Arte é um poderoso elemento ativo dentro da estrutura escolar, pois contribui para que a livre expressão de sentimentos e ideias ganhe espaço na tessitura do conhecimento. O corpo apreende e expressa os saberes experimentados na emoção e no intelecto em diferentes linguagens.

Reconhecer, desenvolver habilidades para e criar são dimensões formativas que o Centro de Artes propõe aos estudantes. São experiências que enriquecem o aprendizado na sala de aula e nos conectam ao mais humano em cada pessoa.

Esse é o sentido da existência do Centro de Artes com as oficinas de Canto, Cinema e Fotografia, Teatro, Violão e Violino.

Clique aqui e acesse os horários das atividades
Clique aqui e confira o ensalamento das atividades

Canto

A arte de cantar tem despertado o interesse pela “cultura vocal” presente na mídia, nos meios de comunicação e em cada momento de nossa vida. A importância de cuidar da voz, de cantar, nos estimula ao aprimoramento vocal.  Com a evolução das óperas, cantatas e oratórios, o uso da impostação da voz, dicção, respiração, tornaram-se fundamentais para um bom desempenho vocal. Nosso intuito é trabalhar nesse sentido, oportunizando aos estudantes a arte de cantar, formando grupos vocais, bandas e coral.

Cinema e Fotografia

Ver e fazer cinema. Essas são as atividades principais da oficina de Cinema e Fotografia, que visa à compreensão da estética, da história e dos modos de produção dessa que é a mais nova das artes. O processo privilegia o trabalho em grupo, a criatividade e a construção de um olhar crítico e inventivo frente às narrativas audiovisuais, possibilitando outras formas de expressão. A oficina também enfoca a fotografia, com exercícios práticos e constantes, em diferentes ambientes, estabelecendo uma profunda relação entre as diferentes linguagens.

Teatro

O Teatro é a arte do Encontro. Nasceu há muito tempo, mas é também atual. Pois em um mundo cada vez mais digital, cada vez mais à distância, o teatro nos aproxima, valoriza o momento de estarmos juntos, criando, ouvindo e vendo uma boa história. O desafio de ser e estar no palco prepara o aluno também para a vida, estimulando a socialização, o senso crítico, ao mesmo tempo em que desenvolve a capacidade de lidar com suas próprias emoções e com as dos outros. Habilidades de construção e interpretação literárias serão trabalhadas em conjunto com as habilidades manuais desenvolvidas na construção de cenários, bonecos, adereços e figurinos.

Violão

Nas oficinas de Violão o aluno entrará em contato com os mais diversos ritmos e linguagens da literatura musical e violonística, desenvolvendo a cada dia um senso crítico próprio, capaz de apreciar as diferentes culturas e identidades musicais. A oficina tem como objetivo ensinar aos participantes os fundamentos teóricos e práticos do violão e dar subsídios para a execução de canções, leitura musical e para a prática do instrumento individualmente e em grupo.

Violino

Na Oficina de Violino o aluno terá uma formação voltada para a capacitação plena do instrumento, suas técnicas mais elaboradas, execução de diversos estilos musicais e conteúdo teórico que o capacitem à prática individual e a participar da Prática de Orquestra. A Prática de Orquestra, ofertada aos alunos da Oficina de Violino, tem como objetivo o aperfeiçoamento dos conteúdos estudados em aula e a troca de experiências e conhecimentos com os demais alunos, buscando a capacitação de alta performance musical.

Escultura

Na Oficina de Escultura, nossos estudantes são incentivados ao desenvolvimento criativo, por meio da expressão artística envolvendo imaginação e interatividade. Ampliando seu repertório, têm a possibilidade de reflexão acerca da arte, e, criando com as próprias mãos, personificam seus conhecimentos com base no desenvolvimento de suas habilidades motoras. Mais do que um momento lúdico, de apreciação e brincadeira, o explorar das diferentes possibilidades dos materiais expressivos para a criação de elementos tridimensionais faz da escultura um meio artístico que traz benefícios quanto à concentração, criatividade e perseverança, desenvolvendo os aspectos cognitivo, emocional, comportamental e motores de quem a pratica.