Estudantes usam “spider web” para compartilhar preferência e gostos pessoais. Tudo em inglês.

Por Jonatan Silva

Formar estudantes em sua integralidade é prepará-los para os desafios da vida como cidadãos globais para que sejam capazes de transformar vidas e realidades. Por isso, a partir de 2019, o Colégio Medianeira, em parceria com a International School, oferece nas – Séries Iniciais (1º ao 3º ano) e Tempo Integral (1º ao 5º ano) – o Programa Bilíngue, reforçando o compromisso da Rede Jesuíta de Educação com uma educação inovadora e de excelência, inspirada em valores cristãos e inacianos.

O Programa Bilíngue, cujo objetivo é formar sujeitos competentes e proficientes em uma língua estrangeira, promove o contato e a vivência do estudante com o inglês. Para Fernando Guidini, Diretor Acadêmico do Colégio Medianeira, o trabalho desenvolvido com o bilinguismo tematiza o tripé formado pelo sujeito, o conhecimento e a sociedade. “O estudante precisa ter capacidade de se reconhecer e compreender a si mesmo, usando o conhecimento para transformar vidas e realidades”, afirma.

Luíza Macedo, professora do 5º ano e supervisora do programa no Fundamental I, compartilha da opinião. Segundo a educadora, o ensino da Língua Inglesa deve ser contextualizado com experiências do cotidiano. “As turmas vão estudar Arte, Música, Educação Física, Matemática, Ciências e muito mais. E tudo na aula de Inglês”, explica, “relacionando os diversos conteúdos dos componentes curriculares da série”.

Língua Inglesa oferece suporte para novas vivências dos estudantes.

Cidadão global

Oferecer uma educação que seja inclusiva e possibilite ao estudante dialogar com culturas e olhares distintos é um dos horizontes que movem a proposta educativa da Companhia de Jesus. Segundo Guidini, a Rede Jesuíta de Educação, ao pensar a formação de um cidadão global, coloca em evidência não só a preocupação com os desafios que homens e mulheres do século XXI terão de enfrentar, mas também o compromisso com um currículo que seja evangelizador.

Nesse sentido, a língua estrangeira é um suporte para que o estudante, a partir das aprendizagens e habilidades desenvolvidas no colégio, possa colocar-se na posição de protagonista e portador de futuro. “E isso tem que acontecer para além da sala de aula e da cidade de Curitiba e do Brasil. Essas crianças e esses adolescentes terão um leque muito maior de possibilidade para ler, interagir e interpretar o mundo”, resume, lembrando a importância do domínio do inglês na vida acadêmica.

A aprendizagem acontece de maneira lúdica como na estratégia “I spy with my little eye”.

Projeto

A implantação do Programa Bilíngue está acontecendo em ciclos anuais. Após a primeira parte, que ocorre em 2019 com as Séries Iniciais e as turmas do Tempo Integral, será a vez dos 4º e 5º anos do período regular e das turmas dos 6º e 7º anos. Para 2021 está prevista a integração dos 8º e 9º anos ao projeto. “Em relação ao Ensino Médio, frente aos últimos ordenamentos da Base Nacional Comum Curricular, manteremos o foco de trabalho na Língua Inglesa, e o estudante continua tendo a opção de cursar a Língua Espanhola como atividade complementar”, explica Guidini.

Os professores do Medianeira que integram o Programa Bilíngue são certificados e treinados pela International School que, em conjunto com as equipes pedagógicas do Colégio, será responsável por supervisionar as práticas das atividades. O material didático utilizado durante as aulas é fornecido pela International School e dialoga com o Projeto Político-Pedagógico do Medianeira.