FLIM

Castello

José Castello

A literatura entre escombros

Simple

José Miguel Wisnik

Leitura, literatura e o sujeito

Simple

Fabrício Carpinejar

Vamos falar de amor

Festa Literária do Medianeira 2012

Garanta seu lugar. É rápido e fácil.

Inscreva-se

Palestras

 
  1. Carlos Alberto Faraco

    ÉTICA E LINGUAGEM - Carlos Alberto Faraco fala sobre um tempo marcado por grandes incertezas éticas que nos levam à experiência da indecidibilidade. É crucial buscarmos alternativas por meio de debates nos espaços públicos, e as práticas de linguagem estão no centro desta discussão.
  2. José Castello

    A LITERATURA ENTRE ESCOMBROS - José Castello sugere um contraponto para a rapidez rasa do mundo, que a tudo toca de forma superficial: o mergulho lento e profundo na literatura. Ele mostra por que ela é lugar de resistência e contradiscurso.
  3. José Miguel Wisnik

    LEITURA, LITERATURA E O SUJEITO - José Miguel Wisnik fala dessa espiral – nutritiva e saborosa! – de alimentações mútuas: a leitura e a literatura tecem a visão de mundo do sujeito que, assim, poderá fazer elaborações sempre mais complexas da própria literatura e da realidade.
  4. Fabrício Carpinejar

    VAMOS FALAR DE AMOR - Fabrício Carpinejar mostra que amor e poesia são parceiros inseparáveis há muitos séculos. Por que isso seria diferente hoje? Poesia não é para um grupo de pessoas estranhas e seletas. Ela é para quem pensa e sente. Ou seja, para todos nós.
 

Oficina

 
  1. Oficina de criação literária

    Você tem uns escritos na gaveta, no computador, na cabeça? É hora de tirar a poeira das ideias. Um belo passo para colocar tudo nos trilhos e perder-se nas trilhas da literatura é ouvir o escritor Otto Leopoldo Winck, romancista, contista, poeta e que dará uns toques para quem quer escrever.
  2. Oficina com Grupo Fato

    Tamancos & outros tantos sons: conhecer, ouvir, experimentar Vagas: 20 Horário: 15h40 às 17h40. Onde: Sala S2, no corredor da Biblioteca da Fase II. Público: 8º e 9° ano, ensino médio e externo Para participar dessa oficina basta que você tenha interesse em entender como e com o que a...

Bate-papos

 
  1. Telas, palcos e leituras

    A atriz e diretora de teatro Fátima Ortiz e o cineasta Eduardo Baggio falam sobre a força da leitura da palavra escrita, esteja ela explicitamente dentro de uma peça ou filme, esteja ela no substrato imprescindível para a construção de referências pessoais e, claro, artísticas.
  2. Livro: matéria de sonho

    Os editores Marcelo Del’Anhol e Thiago Tizzot conversam conosco sobre o processo de criação de um livro, seja do ponto de vista do autor (Thiago Tizzot também escreve), seja do editor, que é quem pega uma história na mão e a transforma no objeto de desejo de todo o grande leitor: o livro.
  3. Entra leitura, sai escrita

    Quando um autor cria uma história, ela é uma trama misturada de outros textos que habitam o escritor a partir das leituras que fez. As escritoras Assionara Souza e Luci Collin conversam conosco sobre a importância da leitura para quem escreve.
  4. Leitura e resistência

    Nas ditaduras explícitas, ler era um jeito de resistir. Nas tiranias veladas, ela continua sendo contradiscurso ao pensamento único, à imposição publicitária de comportamentos. Teresa Urban e Paulo Sandrini falam sobre a leitura como forma de ampliação dos nossos modos de ver o mundo.
  5. A palavra em cores e vozes

    De que se alimentam uma ilustradora e um contador de histórias? Essa resposta é fácil: histórias. Mas ilustrar um livro não é só desenhar o que ele diz. Contar uma história não é apenas ler em voz alta. Marcia Széliga e Carlos Daitschman falam sobre segredos da leitura e de sua recriação.
  6. Leituras mediadas

    Música, pintura, poesia, teatro. Flávio Stein e Carlos Dala Stella são artistas de múltiplas linguagens e nos dizem como a palavra escrita penetra nesse tecido poroso das outras artes e se espalha, alterando-se e alterando criativamente as veredas por onde passa.

Bate-papo com Liana Leão – As histórias e os seus segredos

Data: 22/10
Horário: 10:30 às 11:30 e das 13:30 às 17:30
Onde: Salão Nobre (restrito aos alunos do Medianeira)

A escritora e professora da UFPR, Liana Leão, conversa sobre duas de suas obras: Julieta de Bicicleta e Caixinha de Narizes. Ela relata, de forma lúdica e descontraída, a experiência de escrever. Assuntos como inspiração, ilustração, edição fazem parte do cardápio, que é composto também por questões levantadas pelo público. O cinema e os bonecos de biscuit serão outro ponto alto deste grande encontro entre a autora e seus pequenos leitores.


 


Espetáculo Musical com Rosy Greca – Pássaro Livre

Data: 25/10
Horário: 10:30 às 11:20 e das 13:30 às 15:30
Onde: Tenda Principal (restrito aos alunos do Medianeira)

Pássaro Livre é um show cênico-poético-musical no qual a  compositora, artista, diretora e produtora musical e cultural, Rosy Greca, acompanhada de Ervin Fast (arranjos e teclado) e Marcela Zanette (flauta), interpreta canções de sua autoria, além de poemas escritos especialmente às crianças por Cecília Meireles, Sidônio Muralha, Roseana Murray, José Paulo Paes, Mario Quintana, entre outros. Música e poesia unidas num espetáculo sensível e encantador.




Hora do Conto com os contadores da Biblioteca Pública do Paraná

Data: 26/10
Horário: 10:00 às 11:50 e 13:30 às 16:50
Onde: Sala de Aula (restrito aos alunos do Medianeira)

O grupo de contadores da Biblioteca Pública do Paraná marca novamente sua presença encantando os pequenos leitores com histórias contadas sempre de forma alegre e agradável, fazendo-os mergulhar no fantástico universo da literatura. Cada história é adaptada e apresentada de forma distinta, utilizando técnicas como fantoches e sombras. Sempre alimentando a imaginação das crianças, que acompanham as histórias e as recriam no espaço privilegiado de suas cabecinhas criativas.



Oficina – criação de caderno de anotações com Marcelo Weber – Datas: 23 e 25/10

Horário: das 08:30 às 11:30 e das 14:30 às 17:30

Onde: pátio coberto do EF – Fase I (restrito aos alunos do Medianeira)

O artista plástico Marcelo Weber é pintor, escultor, escritor. Ele é um dos artistas participantes do Projeto Poética do Espaço, com a obra em azulejo intitulada “Mural do Conhecimento”, no Colégio Medianeira. Ele faz muitas outras coisas e vem à nossa Festa para produzir, junto com os alunos de 5º ano, um livro. Os alunos terão a oportunidade de discutir sobre o livro e sua essência, entender um pouquinho sobre restauro e observar a dissecação de um livro velho. Estas experiências todas serão matéria-prima para que construam seu próprio livro.

Grupo Fato – Da tamancalha ao sampler

Em comemoração aos 18 anos do Grupo Fato, o Colégio Medianeira se orgulha de ter patrocinado o DVD do Show Da Tamancalha ao Sampler. Agora, é hora de eles tocarem para nós ao vivo. E em cores, muitas cores. De sons e ritmos diversos e inusitados, o grupo curitibano mistura tradição e novidades sonoras, e vai balançar o nosso circo artístico e literário no encerramento da FLIM e do Mediarte 2012.

O show do Grupo Fato encerra o Mediarte e a FLIM 2012 no dia 27, às 21h.

O show é aberto para todos e o ingresso é uma contribuição mínima de R$2,00, valor que será repassado para a campanha jesuíta Um dólar pelo Haiti, que está mobilizando entidades jesuítas de toda a América Latina.

Grupo Fato

Ignacianos por Haití – a FLIM participa da campanha




Quem nos apoia