Calendário 2014

Senhores pais ou responsáveis e alunos

Assunto: Calendário 2014

 

O Calendário Escolar de 2014 tem sido objeto de debate, curiosidade, questionamentos e dúvidas diversas, em vista da realização da Copa do Mundo de Futebol, a ser realizada no Brasil.

Posicionamentos diferenciados têm pautado estas reflexões tendo em vista a organização das famílias em suas atividades escolares, em seu trabalho e férias, por um lado, e, por outro, na preocupação com a aprendizagem e as possíveis perdas que um ano escolar enfrenta quando convive com interrupções, dispersões e focos múltiplos num mesmo período.

O Colégio Medianeira compartilha dessas preocupações, embora reconheça tratar-se de situação específica que mereça cuidados e flexibilidade próprios de situações atípicas como esta.

Nesse contexto, acompanhamos as propostas realizadas pelo SINEPE (Sindicato das Escolas Particulares do Paraná), participamos de reuniões com representantes do Estado e Município, e debatemos em todas as instâncias internas da instituição para optar por um caminho que garantisse continuidade educativa, objetivasse foco específico no trabalho educativo e formativo e desse tranquilidade às famílias, alunos e educadores.

Junho, certamente, é o mês mais afetado pelos jogos da Copa em Curitiba e pelos jogos do Brasil, de maneira especial em sua terceira semana.

Em reunião com os Secretários de Educação do Estado e Município, escolas e entidades diversas, destacou-se a preocupação com a mobilidade na cidade, segurança pública, projeções quanto à presença de turistas, eventos oficiais projetados e questões referentes à continuidade educativa. Ficou acordado o dia 3/2 (três de fevereiro) como indicativo de início das atividades escolares (atividades pedagógicos diversas), bem como possibilidades e/ou opções de organização de Calendário para junho e julho para o Sistema de Ensino público e privado.

Diante das diversas alternativas, o Colégio Medianeira fez opção própria, objetivando e insistindo na continuidade educativa, focos de interesses não diversificados, garantia dos dias letivos legais, preocupações com a formação dos educadores e manutenção das bases estruturais de seu Calendário Escolar anual.

Dessa maneira, nos dias 3 e 4/2/2014 iniciaremos as atividades com trabalho formativo dos educadores. 5/2/2014 será o início do ano escolar para os alunos do Ensino Fundamental e Médio. 6/2/2014 marcará o início para a Educação Infantil.

Nas duas semanas finais de junho e nas duas primeiras semanas de julho, todos os alunos terão recesso escolar, sendo que os educadores ainda estarão em atividades formativas em vários desses dias.

O reinício das aulas acontecerá no dia 14/7/2014, sendo a Olimpíada realizada em setembro, por ocasião do início do terceiro trimestre.

Destaque-se que o segundo semestre será maior que o primeiro em vista dessa reorganização das atividades, mesmo tendo adiantado em vários dias o início das aulas (fevereiro).

Informamos ainda que, seguindo a orientação local e legal, os dias de formação docente (até 5% do total) compõem a totalidade da constituição dos 200 dias letivos, o que pode ser verificado e/ou comparado com os calendários do ensino público e/ou das demais escolas. Mesmo assim, estamos trabalhando com um “excedente” de alguns dias em nosso calendário para privilegiar ou prevenir imprevisibilidades.

Contando com a atenção e compreensão de todos,

 

 Cordialmente

Direção Acadêmica

Clique aqui para acessar o calendário.

« Voltar