Af_post_acao_carona-int

Texto por Jonatan Silva

O Colégio Medianeira, como parte das ações de sustentabilidade do projeto Abra seus olhos e veja coisas novas, coloca em prática a campanha Carona Solidária, uma inciativa em prol da mobilidade, da sustentabilidade e das relações dentro da comunidade educativa. A ideia surgiu com demandas direcionadas pelo Ensino Médio e se espalhou por todo o Colégio.

Na visão do professor Alessandro França Quadrado, do Serviço de Orientação e Convivência Escolar (SOCE) e responsável pelo projeto Zelo, a Carona Solidária é também uma maneira de estimular a compassividade e solidariedade entre responsáveis, alunos e educadores. “A gente vive muitas vezes relacionamentos muito individualistas e imediatistas, por isso, a escola, enquanto local de formação, tem a obrigação de mostrar aos estudantes que é preciso abrir os olhos e ver que há outras maneiras de se viver”, explica o educador.

A carona é, além de uma solução para reduzir o consumo e o número de carros nas ruas, uma importante ferramenta de partilha e despertar de uma nova consciência. Roberto Casagrande, responsável pelo Centro de Educação Ambiental do Medianeira e pelo Abra seus olhos e veja coisas novas, a chave da iniciativa é o cuidado com o outro e com a sociedade como um todo. “É preciso deixar de pensar unicamente em si, então você tem que pensar no respeito à diversidade, ao ambiente, às diferenças. A sustentabilidade envolve também como eu me coloco frente aos demais”, disse.

Educar pelo exemplo

A Carona Solidária traz consigo o caráter pedagógico, de educar pelo exemplo. Para Casagrande, oferecer o veículo é uma importante reflexão sobre ações cotidianas como o deslocamento para o colégio ou para o trabalho. “A sustentabilidade está ligada ao que chamamos de 5 R’s: repensar, reduzir, reciclar, reaproveitar e reutilizar”, explica.

Alessandro completa relembrando que a estratégia permite que o tema seja trabalhado em sala de aula em diversas abordagens – das Ciências Naturais, à Filosofia, passando pela Geografia, por exemplo. “É importante que o currículo seja também um disparador para a iniciativa”, declara.

Como participar

A Carona Solidária é uma ação voltada a toda comunidade educativa, pais e responsáveis, alunos e educadores. Quem quiser embarcar nesse projeto basta acessar o curso “Carona Solidária”, no Moodle, e selecionar a regional/bairro de sua residência. Um tutorial e um manual com instruções de uso e conduta auxiliam na comunicação e interação entre os usuários.

Como as demais ações do Abra seus olhos e veja coisas novas, a Carona Solidária é um movimento prático do Colégio Medianeira em busca de uma postura cada vez mais consciente e comprometida com o ambiente e com uma sociedade mais justa.

Dúvidas

Em caso de dúvidas a respeito do uso do Moodle, entre em contato com a Clea, pelo telefone 3218-8055.