O Concurso de Redação e Arte é uma iniciativa promovida pela Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), que mobiliza as turmas de 7º a 9º anos, nos Colégios Jesuítas de todo o Brasil.

Realizado desde 2016, o projeto estimula a competência criativa e a conscientização dos alunos sobre temas relevantes da sociedade, por meio da proposta de produção de ilustrações, textos e fotos. Essa ação fortalece o trabalho da Rede Jesuíta, que preza pela formação de pessoas conscientes, competentes, compassivas, comprometidas e criativas.

E mais do que definir vencedores, o Redação e Arte discute temáticas sociais em busca de soluções criativas. Para aprofundar o debate sobre o conceito de Cidadania Global, o 4º ano do concurso tem como tema a “Cidadania Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”.

O projeto é um estímulo à produção autoral dos estudantes, que podem colocar em prática, desenvolver e protagonizar os diferentes conteúdos aprendidos em sala de aula, demonstrando a preocupação da Companhia de Jesus com a Casa Comum e o olhar atento à educação como ferramenta para a mudança de atitude e de comportamento.

Em contexto acadêmico, não é uma atividade isolada, pois fortalece o conteúdo abordado em sala de aula pelos educadores, criando uma nova perspectiva envolvendo a aprendizagem integral. Além disso, inserido no currículo das Unidades de Ensino, vai ao encontro do projeto de Aprendizagem Integral dos colégios da RJE.

Neste ano, os resultados finais da votação para premiação são:

 

7º ANO

7ºD – Daniela Latorre Guimarães | A vida pode ser boa mesmo sem poluição

7ºE – Marina Dias Jacomel | Planeta Doente

8º ANO

8º F – Eduarda Mendes do Nascimento | Mulher Negra, cuidado!

8º F – Isabela Yumi Vieira Yoshioka | Para vocês, meninas

9º ANO

9º D – Grabrielle Heinen Vignola Belz | Sustentabilidade

9º E – Julia Arana Rocha | Nosso Olhar

 

Edições anteriores

Tematizando “O futuro é seu: que tipo de mundo queremos deixar para as crianças que estão a crescer?”1º Concurso Redação e Arte aconteceu em 2016. Envolvendo os 17 colégios da RJE, o movimento de integração e integração intercolegial contou com a participação de estudantes dos 7º e 8º anos.

Já na segunda edição, sob o tema “Cultivar a guardar a criação”, envolveu 13 colégios da Rede em todo o Brasil. Abordando questões de sustentabilidade, a competição selecionou trabalhos de estudantes dos 7º e 8º anos.

E, na terceira edição, com o mesmo mote da Campanha da Fraternidade de 2018, o Redação e Arte propôs discussão sobre a “Superação da violência”, envolvendo os estudantes dos 7º, 8º e 9º anos no concurso.

Em todas as edições do concurso, as obras selecionadas foram publicadas em livro editado pela Rede Jesuíta de Educação (RJE) e pelas Edições Loyola.