Concurso de Redação e Arte

//Concurso de Redação e Arte
Por Priscila Murr

 

Mais do que definir vencedores, o concurso “Redação e Arte” discute temáticas sociais em busca de soluções criativas. Em sua terceira edição, sob o mote “Fraternidade e Superação da Violência”, tema da Campanha da Fraternidade de 2018, o projeto premiou nas categorias de expressão textual, artística e fotográfica. As produções vencedoras, selecionadas nas 17 unidades da Rede Jesuíta de Educação (RJE), compõem uma coletânea lançada pelas Edições Loyola.

Inserido no currículo das Unidades de Ensino, o concurso fortalece o projeto de Aprendizagem Integral dos colégios da RJE. Então, vai de encontro às diretrizes do Projeto Educativo Comum (PEC), que comenta, em seu item de número 40, por exemplo, a importância da formação do sujeito em sua totalidade, de acordo com as suas potencialidades e “garantindo o desenvolvimento das dimensões afetiva, espiritual, ética, estética, cognitiva, comunicativa, corporal e sociopolítica” (p.48).

O projeto é um estímulo à produção autoral dos estudantes, que podem colocar em prática, desenvolver e protagonizar os diferentes conteúdos aprendidos em sala de aula, demonstrando a preocupação da Companhia de Jesus com a Casa Comum e o olhar atento à educação como ferramenta para a mudança de atitude e de comportamento.

Além disso, em contexto acadêmico, não é uma atividade isolada. Integrado ao currículo, fortalece o conteúdo abordado em sala de aula pelos educadores, criando uma nova perspectiva envolvendo a aprendizagem integral. “O projeto trabalha a sensibilização e a conscientização”, explica Eliane Zaionc, Coordenadora Ensino Fundamental II.

 

Edições anteriores

Tematizando “O futuro é seu: que tipo de mundo queremos deixar para as crianças que estão a crescer?”, 1º Concurso Redação e Arte aconteceu em 2016. Envolvendo os 17 colégios da RJE, o movimento de integração e integração intercolegial contou com a participação de estudantes dos 7º e 8º anos.

Já a segunda edição, sob o tema “Cultivar a guardar a criação”, envolveu 13 colégios da Rede em todo o Brasil. Abordando questões de sustentabilidade, a competição selecionou trabalhos de estudantes dos 7º e 8º anos.

Em todas as edições do concurso, as obras selecionadas foram publicadas em livro editado pela Rede Jesuíta de Educação (RJE) e pelas Edições Loyola.

By | 2019-05-31T13:56:10+00:00 Maio 14th, 2019|Notícias|Comentários desativados em Concurso de Redação e Arte