Atividades Complementares

O Colégio Medianeira oferta aos estudantes um rico leque de opções para atividades complementares que visam à formação integral de crianças e jovens por meio da transversalidade de competências acadêmicas e socioemocionais.

Canto

A arte de cantar tem despertado o interesse pela “cultura vocal” presente na mídia, nos meios de comunicação e em cada momento de nossa vida. A importância de cuidar da voz, de cantar, nos estimula ao aprimoramento vocal.  Com a evolução das óperas, cantatas e oratórios, o uso da impostação da voz, dicção, respiração, tornaram-se fundamentais para um bom desempenho vocal. Nosso intuito é trabalhar nesse sentido, oportunizando aos estudantes a arte de cantar, formando grupos vocais, bandas e coral.

Cinema e Fotografia

Ver e fazer cinema. Essas são as atividades principais da oficina de Cinema e Fotografia, que visa à compreensão da estética, da história e dos modos de produção dessa que é a mais nova das artes. O processo privilegia o trabalho em grupo, a criatividade e a construção de um olhar crítico e inventivo frente às narrativas audiovisuais, possibilitando outras formas de expressão. A oficina também enfoca a fotografia, com exercícios práticos e constantes, em diferentes ambientes, estabelecendo uma profunda relação entre as diferentes linguagens.

Teatro

O Teatro é a arte do Encontro. Nasceu há muito tempo, mas é também atual. Pois em um mundo cada vez mais digital, cada vez mais à distância, o teatro nos aproxima, valoriza o momento de estarmos juntos, criando, ouvindo e vendo uma boa história. O desafio de ser e estar no palco prepara o aluno também para a vida, estimulando a socialização, o senso crítico, ao mesmo tempo em que desenvolve a capacidade de lidar com suas próprias emoções e com as dos outros. Habilidades de construção e interpretação literárias serão trabalhadas em conjunto com as habilidades manuais desenvolvidas na construção de cenários, bonecos, adereços e figurinos.

Violão

Nas oficinas de Violão o aluno entrará em contato com os mais diversos ritmos e linguagens da literatura musical e violonística, desenvolvendo a cada dia um senso crítico próprio, capaz de apreciar as diferentes culturas e identidades musicais. A oficina tem como objetivo ensinar aos participantes os fundamentos teóricos e práticos do violão e dar subsídios para a execução de canções, leitura musical e para a prática do instrumento individualmente e em grupo.

Violino

Na Oficina de Violino o aluno terá uma formação voltada para a capacitação plena do instrumento, suas técnicas mais elaboradas, execução de diversos estilos musicais e conteúdo teórico que o capacitem à prática individual e a participar da Prática de Orquestra. A Prática de Orquestra, ofertada aos alunos da Oficina de Violino, tem como objetivo o aperfeiçoamento dos conteúdos estudados em aula e a troca de experiências e conhecimentos com os demais alunos, buscando a capacitação de alta performance musical.

Escultura

Na Oficina de Escultura, nossos estudantes são incentivados ao desenvolvimento criativo, por meio da expressão artística envolvendo imaginação e interatividade. Ampliando seu repertório, têm a possibilidade de reflexão acerca da arte, e, criando com as próprias mãos, personificam seus conhecimentos com base no desenvolvimento de suas habilidades motoras. Mais do que um momento lúdico, de apreciação e brincadeira, o explorar das diferentes possibilidades dos materiais expressivos para a criação de elementos tridimensionais faz da escultura um meio artístico que traz benefícios quanto à concentração, criatividade e perseverança, desenvolvendo os aspectos cognitivo, emocional, comportamental e motores de quem a pratica.

Basquete

O Basquetebol no Colégio Medianeira está dividido em duas faixas de treinamento. Na primeira o lúdico é preponderante e a criança irá aprender os fundamentos básicos do basquetebol brincando, para que adquira gosto pelo esporte sem ser levada a uma especialização. E na segunda fase, o atleta já tem suas habilidades desenvolvidas e será direcionado para uma posição, especializando-se. Aqui impera o treinamento, a repetição, os sistemas táticos e o desempenho técnico, pois as competições são mais frequentes.

Capoeira

A Capoeira é uma manifestação que mistura luta, esporte, música e arte que surgiu no tempo da escravidão no Brasil. Hoje ela está presente em mais de 150 países e é a maior divulgadora da língua portuguesa fora do país. Está inserida em escolas e universidades e é fonte de estudos de vários pesquisadores das mais diversas nacionalidades. Essa modalidade proporciona uma grande diversidade de alternativas em termos de movimentos e de convivência social. Suas características que mais atraem os praticantes são seus aspectos lúdico, artístico, esportivo e social. Em 2008 a Capoeira foi registrada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como patrimônio cultural brasileiro de natureza imaterial e em 2014 também foi tombada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Futebol

O trabalho com Futebol de campo se baseia na integração dos alunos, respeitando as diferenças e limitações de cada um. Procura-se trabalhar a formação integral da criança e adolescente nos campos cognitivo, afetivo, social e físico. Embora a competitividade não seja colocada em primeiro plano, ao longo do ano os alunos participam de torneios e jogos amistosos com equipes de outros colégios, experiência que ajuda na motivação do grupo e contribui no desenvolvimento do espírito de equipe e o respeito pelo adversário.

Futsal

O Futsal é um esporte genuinamente brasileiro e tem sua essência baseada no futebol. As características desenvolvidas pela prática deste esporte são o raciocínio rápido, a coordenação, a velocidade de deslocamento e a precisão de movimentos, todos aliados aos fundamentos básicos do futsal, como o domínio de bola, condução, passes e chutes. Além disso, sua prática desperta nos alunos o gosto pela atividade física, o espírito de equipe, a lealdade e o respeito pelo próximo.

Handebol

O Handebol é um esporte dinâmico com muitos gols. Através da sua prática, os alunos exercitam a resistência, o raciocínio rápido, a agilidade, a criatividade, a força e o companheirismo. A atividade esportiva é priorizada como complemento na formação integral dos estudantes, o que proporciona também uma melhor qualidade de vida. As equipes de Handebol do Colégio Medianeira também têm conquistado muitos títulos e cedido atletas para as seleções municipal, estadual e nacional.

Judô

O Judô é uma arte marcial que vai além da luta, pois possui aspectos particulares e relevantes no seu caráter filosófico e técnico, contribuindo com a formação dos praticantes. A filosofia de ensino na prática do Judô abrange características morais, intelectuais e físicas, fazendo com que a luta não seja apenas uma prática de atividade física, mas sim uma fonte de aprendizagem e desenvolvimento humano. O trabalho de iniciação ao Judô é parte de um projeto pedagógico que tem nos seus ensinamentos valores respeito, educação e disciplina,  contribuindo na formação do ser, pensar e agir dos nossos estudantes.

Voleibol

Esporte que mais trouxe títulos para o Brasil nos últimos dez anos, o voleibol oferece sólida formação social, cognitiva e motora. Por se tratar de um esporte coletivo, ele desenvolve características do trabalho em grupo e cooperação entre os estudantes, além do desenvolvimento e aperfeiçoamento técnico e tático. Regularmente, os alunos também participam de eventos esportivos, competitivos e amistosos, o que amplia a experiência e o círculo de convivência no esporte.