Coronavírus (Atualização – 30/10/2020)

Prezados pais e responsáveis,
Esperamos que vocês e seus familiares estejam bem de saúde e continuamos gratos pela parceria e confiança no Colégio Medianeira – centro de aprendizagem da Companhia de Jesus. Os quase cinco séculos de tradição dos jesuítas no trabalho com educação permitem olhar para 2020 como mais um ano em que fomos desafiados, com coragem, criatividade e discernimento, a inovar e saber que, sim, é possível fazer diferente sem perder a excelência. Planejar, semana após semana, os próximos passos de um ano em que passado, presente e futuro ganharam novos sentidos para a vida de todos, com certeza, proporcionou múltiplas aprendizagens para a comunidade educativa.
Abaixo, apresentamos as principais ações de outubro e o planejado para novembro:

1º Outubro foi um mês de muitos frutos: além das interações diárias de aprendizagem entre estudantes, educadores e famílias, tivemos a live com o educador e psicólogo Marcos Meier marcando o início das transições entre anos e séries; a semana de atividades especiais do EBA, para os anos iniciais, em celebração ao Dia das Crianças; os momentos, para algumas séries, de drive-thru entre estudantes e educadores, sendo possível sanar um pouco a saudade do Colégio e dos colegas; as celebrações em homenagem aos professores; além do início dos processos de rematrícula e matrícula de novos estudantes, que nos tem deixado muito felizes pela adesão interna das nossas famílias, bem como pela intensa procura de famílias vindas de outros colégios, como reconhecimento pela organização e entregas acadêmicas que o Medianeira tem realizado em 2020. Por tudo isso, agradecemos.

2º FLIM e Feira do Conhecimento: em novembro, já é tradição a Festa das Linguagens do Medianeira (FLIM) e a Feira do Conhecimento, ambos eventos em que os estudantes apresentam à comunidade os frutos de seus ensaios nas oficinas do Centro de Artes e os resultados das pesquisas realizadas durante o ano letivo. Esse ano, a FLIM será toda virtual, e você poderá conferir as apresentações e a programação nas redes sociais e no site do Colégio, de 9 a 14 de novembro. A tradicional Feira do Conhecimento também será ressignificada e as apresentações dos trabalhos dos estudantes acontecerão no decorrer de novembro e início de dezembro, nas interações on-line.

3º Rematrícula:o processo começou no dia 5/10, e todas as orientações referentes ao início do próximo ano letivo estão disponíveis no site www.colegiomedianeira.g12.br/rematricula. Importante lembrar que a efetivação da matrícula acontece após a realização de duas etapas: o aceite no portal on-line e o pagamento do boleto de confirmação com vencimento em 6/11. Sigamos juntos em 2021, com a volta às aulas prevista para 18/2, na esperança dos reencontros frequentes, colhendo os aprendizados que 2020 nos promoveu.

4º Descontos: a política de descontos aplicada, que estava prevista para vigorar até 10 de julho, foi estendida também para o mês de novembro.

5º Retomada das atividades extracurriculares presenciais com estudantes: após discernimento sobre o Decreto 5692/20 e as Resoluções 1231/20 da SESA e 3943/20 da SEED, que
autorizam escolas do Paraná a oferecerem atividades extracurriculares, o Colégio Medianeira avaliou que, com seu campus de 145 mil m2 , tem condições de realizar algumas atividades complementares extracurriculares com seus estudantes, de maneira segura e cumprindo os protocolos de retorno recomendados pela assessoria de infectologistas e entidades de saúde responsáveis.

De acordo com as determinações, compreende-se por atividades complementares extracurriculares aquelas atividades educativas integradas ao Currículo Escolar, com a ampliação de tempos, espaços e oportunidades de aprendizagem, que visam ampliar a formação do estudante em contra turno escolar. Para esse fim, estão liberados os estudantes a partir dos 05 anos de idade.

Dentre as atividades autorizadas a serem retomadas, por meio do Decreto, o Colégio Medianeira considera ser possível atuar em três âmbitos: Aprofundamento de Aprendizagem; Reforço escolar e nivelamento; Cultura e arte, esporte e lazer.

Segundo o Decreto, importante ressaltar que as aulas não presenciais, já em andamento, continuarão no formato remoto, sem qualquer forma de substituição dessas pelas atividades extracurriculares presenciais. Toda e qualquer ação pedagógica que não respeite o Decreto, encontra-se fora da determinação legal.

Observantes da lei, convictos acerca do projeto e processo pedagógico em curso a distância neste ano acadêmico, e igualmente seguros em relação à normatização sanitária vigente, as atividades extracurriculares presenciais no Colégio Medianeira acontecerão da seguinte forma, sempre em contra turno escolar:

• Oficinas de Aprendizagem para as séries iniciais e Aulas Específicas para o Terceirão: a
partir do dia 09 de novembro,
objetivando melhor aprendizagem, manutenção de vínculo e contato com o professor, haverá retomada presencial das atividades conforme linhas de ação abaixo:

• Infantil 4 e 5: momentos de imersão por turma, aos cuidados da professora-regente, com convocação de estudantes por parte da Equipe Pedagógica, com critério de presença facultativo, a cargo da família.

• Ensino Fundamental I: retomada presencial das Oficinas de Aprendizagem, com convocação de estudantes por parte da Equipe Pedagógica, com critério de presença facultativo, a cargo da família.

• Terceirão: retomada presencial das “Específicas”, com foco em Vestibulares e ENEM.
Em todos os casos, trata-se de aprofundamento e reforço de aprendizagem, agindo em concordância com o que o Decreto nos autoriza. Ressaltamos que tanto as Oficinas de Aprendizagem quanto as Específicas do Terceirão continuarão acontecendo a distância, imultaneamente, atendendo a todos que optarem pelo não retorno presencial.

Gradualmente, no mês de novembro, o Colégio Medianeira comunicará novos passos às famílias, incluindo informações acerca da retomada de atividades nas dimensões esportiva, cultural e espiritual religiosa. A fim de garantir o distanciamento social nas dependências do Colégio, entendemos que o retorno ao ambiente escolar deve acontecer de maneira gradual e escalonada.

Ao longo da próxima semana a Equipe de Série enviará um comunicado específico, pelo ClipEscola, contendo informações sobre os horários, dias e modo de proceder para as atividades previstas, nas séries envolvidas neste primeiro momento de retomada presencial, reforçando dimensões do nosso protocolo sanitário.

Novamente, importante registrar que, para a totalidade dos estudantes, as aulas curriculares não sofrerão mudanças e continuarão sendo realizadas via ambiente remoto pelo Microsoft Teams, de acordo com determinação vigente. Em caso de novas orientações dos órgãos competentes, esses encaminhamentos previstos poderão ser revistos e o Colégio Medianeira comunicará todas as famílias.

Vamos receber novembro de braços abertos, olhando para os meses anteriores com o sentimento de gratidão por tantos desafios enfrentados até o dia presente. Sigamos trabalhando, estudando e
convivendo nesse 2020 que se aproxima do final. Por fim, no Dia de Finados que se aproxima (2/11), rezemos em família pelas vítimas da pandemia e também por todos entes queridos que já se foram. Pessoas amadas que continuam nos acompanhando nas lembranças e que, apesar da saudade, ainda promovem paz e conforto nos corações daqueles com quem compartilharam dias bem vividos.


Cordialmente,
Direção do Colégio Medianeira.


30/09/2020 – Coronavírus
28/08/2020 – Coronavírus
31/07/2020 – Coronavírus
19/06/2020 – Coronavírus
05/06/2020 – Coronavírus
06/05/2020 – Coronavírus
28/04/2020 – Coronavírus
03/04/2020 – Coronavírus
30/03/2020 – Coronavírus
23/03/2020 – Coronavírus
18/03/2020 – Coronavírus
17/03/2020 – Coronavírus
16/03/2020 – Coronavírus
13/06/2020 – Coronavírus
03 /03/2020 – Cuidados com a saúde