Encaminhamentos Acadêmicos 2020

Em direção à formação e aprendizagem integral de nossos estudantes, damos início ao ano letivo de 2020 

12/02/2020 Notícias| Colégio Medianeira 2020

É condição natural do ser humano: cada ano que se inicia traz vontade de novos feitos e realizações. E, para que essas ideias não fiquem simplesmente no papel, é necessário planejar. Por isso, os educadores do Colégio Medianeira edificam uma educação de excelência por meio de estratégias e procedimentos de ensino embasados na proposta pedagógica dos Colégios Jesuítas. O objetivo é certeiro: a formação do sujeito na integralidade. Então, sob a inspiração da Pedagogia Inaciana, lançamos olhares sobre a totalidade do humano.

Buscando formar pessoas conscientes, competentes, criativas, compassivas e comprometidas, mediatizadas pelas dimensões cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa, focamos na vivência de uma proposta que tem como base em um currículo compreendido como evangelizador, no qual o conhecimento historicamente acumulado, bem como as vivências diárias, revertem-se em aprendizagens, as quais se materializam em vidas vividas para e com os demais.

A concretização desse projeto obedece à tríade sujeitos, tempos e espaços do aprender. Lançando olhar sobre todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, buscamos o diálogo no que diz respeito às situações cotidianas dos indivíduos. A reflexão crítica acerca desses processos vincula nossa ação em uma perspectiva de compromisso para com a transformação individual e coletiva. Por isso, aplicamos avaliação sobre o que se propõe como aprendizagens sintetizantes e integradoras em todas as séries e componentes.

Para além disso, a consciência de que trabalhamos com vidas, território sagrado e de inúmeras possibilidades pedagógicas, é pilar para nossa prática. Então, sob a visão de “Ser um centro inovador de aprendizagem integral que educa para a cidadania global com uma gestão colaborativa e sustentável“, o Colégio Medianeira segue rumo a um 2020 de excelência por meio de aprendizagens compartilhadas.

Abertura Oficial do Ano Acadêmico

Reunidos na manhã de quarta-feira (05/02), os educadores do Colégio Medianeira participaram da abertura da semana pedagógica 2020. Para mais um ano de desafios que se inicia, nossos diretores e equipes pedagógicas dialogam sobre o planejamento acadêmico para este período letivo. Divididos em grupos, protagonizaram a troca de experiências e aprendizagens, em Oficinas que expõem o trabalho já realizado no Colégio ao longo dos anos anteriores.

Além disso, sob o tema: “Cidadania global, cultura, educação e contexto”, nosso convidado, o P. Elton Vitoriano, S.J., propõe um exercício contínuo de discernimento, a partir da interpretação inaciana sobre o mundo. E o estudo da Lei Lucas (13.722/18) favoreceu um momento formativo, em preparo para atendimentos de primeiros socorros finalizou a preparação para o início do nosso ano acadêmico.