Centro de Esportes

É evidente a importância do esporte para o desenvolvimento físico e motor do indivíduo que o pratica. E quando consideramos que mente e corpo atuam de forma interdependente, vemos que o esporte também nos dá a sua grande parcela de contribuição para a integração das dimensões da aprendizagem.

Os estudantes que fazem esporte no Medianeira, além de trabalhar seu corpo, também estão  o tempo todo entrando em contato com regras a serem respeitadas, aprendendo a trabalhar em grupo, desenvolvendo sua inteligência espacial e estratégica e a capacidade relacional.

O Centro de Esportes oferece as seguintes modalidades: Basquete, Capoeira, Futebol, Futsal, Iniciação Esportiva, Judô, Handebol e Voleibol.

Clique aqui para acessar os horários e ensalamento das atividades.

Basquete

O Basquetebol no Colégio Medianeira está dividido em duas faixas de treinamento. Na primeira o lúdico é preponderante e a criança irá aprender os fundamentos básicos do basquetebol brincando, para que adquira gosto pelo esporte sem ser levada a uma especialização. E na segunda fase, o atleta já tem suas habilidades desenvolvidas e será direcionado para uma posição, especializando-se. Aqui impera o treinamento, a repetição, os sistemas táticos e o desempenho técnico, pois as competições são mais frequentes.

Prof. Marcelo Pampuch

Capoeira

A Capoeira é uma manifestação que mistura luta, esporte, música e arte que surgiu no tempo da escravidão no Brasil. Hoje ela está presente em mais de 150 países e é a maior divulgadora da língua portuguesa fora do país. Está inserida em escolas e universidades e é fonte de estudos de vários pesquisadores das mais diversas nacionalidades. Essa modalidade proporciona uma grande diversidade de alternativas em termos de movimentos e de convivência social. Suas características que mais atraem os praticantes são seus aspectos lúdico, artístico, esportivo e social. Em 2008 a Capoeira foi registrada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como patrimônio cultural brasileiro de natureza imaterial e em 2014 também foi tombada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Prof. Katiuscia Mello Figuerôa (katy)

Futebol

O trabalho com Futebol de campo se baseia na integração dos alunos, respeitando as diferenças e limitações de cada um. Procura-se trabalhar a formação integral da criança e adolescente nos campos cognitivo, afetivo, social e físico. Embora a competitividade não seja colocada em primeiro plano, ao longo do ano os alunos participam de torneios e jogos amistosos com equipes de outros colégios, experiência que ajuda na motivação do grupo e contribui no desenvolvimento do espírito de equipe e o respeito pelo adversário.

Prof. Hélcio de Lima Scardanzan

Futsal

O Futsal é um esporte genuinamente brasileiro e tem sua essência baseada no futebol. As características desenvolvidas pela prática deste esporte são o raciocínio rápido, a coordenação, a velocidade de deslocamento e a precisão de movimentos, todos aliados aos fundamentos básicos do futsal, como o domínio de bola, condução, passes e chutes. Além disso, sua prática desperta nos alunos o gosto pela atividade física, o espírito de equipe, a lealdade e o respeito pelo próximo.

Prof. Carlos Chamon, Prof. Hélcio de Lima Scardazan e Prof. Welington Douglas Picancio Junior

Handebol

O Handebol é um esporte dinâmico com muitos gols. Através da sua prática, os alunos exercitam a resistência, o raciocínio rápido, a agilidade, a criatividade, a força e o companheirismo. A atividade esportiva é priorizada como complemento na formação integral dos estudantes, o que proporciona também uma melhor qualidade de vida. As equipes de Handebol do Colégio Medianeira também têm conquistado muitos títulos e cedido atletas para as seleções municipal, estadual e nacional.

Prof. Michaell Andreas Piper e Prof. Elias Fernandes Rabelo Junior

Iniciação Esportiva

A Iniciação Esportiva apresenta aos estudantes noções de desenvolvimento corporal por meio de modalidades e atividades esportivas.

Prof. Marcelo Pampuch

Judô

O Judô é uma arte marcial que vai além da luta, pois possui aspectos particulares e relevantes no seu caráter filosófico e técnico, contribuindo com a formação dos praticantes. A filosofia de ensino na prática do Judô abrange características morais, intelectuais e físicas, fazendo com que a luta não seja apenas uma prática de atividade física, mas sim uma fonte de aprendizagem e desenvolvimento humano. O trabalho de iniciação ao Judô é parte de um projeto pedagógico que tem nos seus ensinamentos valores respeito, educação e disciplina,  contribuindo na formação do ser, pensar e agir dos nossos estudantes.

Prof. Thiago Henrique do Amaral e Prof. Sueli Takemori

Voleibol

Esporte que mais trouxe títulos para o Brasil nos últimos dez anos, o voleibol oferece sólida formação social, cognitiva e motora. Por se tratar de um esporte coletivo, ele desenvolve características do trabalho em grupo e cooperação entre os estudantes, além do desenvolvimento e aperfeiçoamento técnico e tático. Regularmente, os alunos também participam de eventos esportivos, competitivos e amistosos, o que amplia a experiência e o círculo de convivência no esporte.

Prof. Tayná Cristine Gregório Farias