Centro de Esporte 2018-03-21T08:13:44+00:00

Centro de Esporte

Quando pensamos em que o esporte pode contribuir para o desenvolvimento de nossos alunos, muitas respostas surgem. As mais evidentes dizem respeito ao desenvolvimento físico e motor do indivíduo que o pratica.

Porém, como entendemos que mente e corpo não são elementos separados, mas que atuam de forma interdependente, o esporte também nos dá a sua grande parcela de contribuição para o desenvolvimento cognitivo. Sem falar no crescimento relacional.

Os alunos que fazem esporte no Medianeira, além de trabalhar seu corpo, também estão o tempo todo entrando em contato com regras a serem respeitadas, aprendendo a trabalhar em grupo e desenvolvendo sua inteligência espacial e estratégica.

O jogo, de uma forma geral, sempre serviu como elemento lúdico na história da humanidade. Resgatar essa dimensão é vital, estimulando a competição sadia dentro do esporte sem, no entanto, enxergar o adversário como inimigo, o que descaracterizaria a função lúdica e relacional do jogo e aumentaria a sanha competitiva, infelizmente muito marcada na sociedade contemporânea.

Clique aqui e confira os horários das atividades de Arte & Esporte.

Basquete

O Basquetebol no Colégio Medianeira está dividido em duas faixas de treinamento. Na primeira o lúdico é preponderante e a criança irá aprender os fundamentos básicos do basquetebol brincando, para que adquira gosto pelo esporte sem ser levada a uma especialização. E na segunda fase, o atleta já tem suas habilidades desenvolvidas e será direcionado para uma posição, especializando-se. Aqui impera o treinamento, a repetição, os sistemas táticos e o desempenho técnico, pois as competições são mais frequentes.

Clique para acessar os horários.

Handebol

O Handebol é um esporte dinâmico com muitos gols. Através da sua prática, os alunos exercitam a resistência, o raciocínio rápido, a agilidade, a criatividade, a força e o companheirismo. A atividade esportiva é priorizada como complemento na formação integral dos estudantes, o que proporciona também uma melhor qualidade de vida. As equipes de Handebol do Colégio Medianeira também têm conquistado muitos títulos e cedido atletas para as seleções municipal, estadual e nacional.

Judô

O Judô é uma arte marcial que vai além da luta, pois possui aspectos particulares e relevantes no seu caráter filosófico e técnico, contribuindo com a formação dos praticantes. A filosofia de ensino na prática do Judô abrange características morais, intelectuais e físicas, fazendo com que a luta não seja apenas uma prática de atividade física, mas sim uma fonte de aprendizagem e desenvolvimento humano. O trabalho de iniciação ao Judô é parte de um projeto pedagógico que tem nos seus ensinamentos valores respeito, educação e disciplina,  contribuindo na formação do ser, pensar e agir dos nossos estudantes.

Clique aqui para acessar os horários.

Clique aqui e saiba mais sobre os professores.

Futebol

O trabalho com Futebol de campo se baseia na integração dos alunos, respeitando as diferenças e limitações de cada um. Procura-se trabalhar a formação integral da criança e adolescente nos campos cognitivo, afetivo, social e físico. Embora a competitividade não seja colocada em primeiro plano, ao longo do ano os alunos participam de torneios e jogos amistosos com equipes de outros colégios, experiência que ajuda na motivação do grupo e contribui no desenvolvimento do espírito de equipe e o respeito pelo adversário.

Futsal

O Futsal é um esporte genuinamente brasileiro e tem sua essência baseada no futebol. As características desenvolvidas pela prática deste esporte são o raciocínio rápido, a coordenação, a velocidade de deslocamento e a precisão de movimentos, todos aliados aos fundamentos básicos do futsal, como o domínio de bola, condução, passes e chutes. Além disso, sua prática desperta nos alunos o gosto pela atividade física, o espírito de equipe, a lealdade e o respeito pelo próximo.

Voleibol

Esporte que mais trouxe títulos para o Brasil nos últimos dez anos, o voleibol oferece sólida formação social, cognitiva e motora. Por se tratar de um esporte coletivo, ele desenvolve características do trabalho em grupo e cooperação entre os estudantes, além do desenvolvimento e aperfeiçoamento técnico e tático. Regularmente, os alunos também participam de eventos esportivos, competitivos e amistosos, o que amplia a experiência e o círculo de convivência no esporte.

Capoeira

A Capoeira é uma manifestação que mistura luta, esporte, música e arte que surgiu no tempo da escravidão no Brasil. Hoje ela está presente em mais de 150 países e é a maior divulgadora da língua portuguesa fora do país. Está inserida em escolas e universidades e é fonte de estudos de vários pesquisadores das mais diversas nacionalidades. Essa modalidade proporciona uma grande diversidade de alternativas em termos de movimentos e de convivência social. Suas características que mais atraem os praticantes são seus aspectos lúdico, artístico, esportivo e social. Em 2008 a Capoeira foi registrada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como patrimônio cultural brasileiro de natureza imaterial e em 2014 também foi tombada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Iniciação Esportiva

A Iniciação Esportiva apresenta aos estudantes noções de desenvolvimento corporal por meio de modalidades e atividades esportivas.

Circo

O circo é um poema representado! Malabarismo, equilibrismo, acrobacia de solo, acrobacia aérea e jogos de palhaçaria. Esses são os eixos fundantes da modalidade e a partir dos quais desenvolve-se no educando o acesso à cultura corporal. Por meio de vivências ludo-experimentais, o mundo sob a lona se adapta e vem ao encontro da infância que amplia suas referências estéticas, motrizes, rítmicas, relacionais, corporais e comunicacionais.