Saiba como se prevenir contra a Gripe

/, Vida no Medianeira/Saiba como se prevenir contra a Gripe

 

Com a chegada do inverno, são mais frequentes os casos de Gripe, pois o frio pode facilitar infecções. Nas baixas temperaturas, o ar normalmente fica mais seco, e isso afeta as mucosas do aparelho respiratório. Esse ressecamento, por sua vez, compromete a produção de anticorpos. Então, tanto a sensibilidade do organismo humano, quanto a concentração de pessoas em locais fechados ou pouco arejados, prejudica a saúde.

A gripe é uma doença respiratória aguda que acomete as vias respiratórias e o pulmão, provocada por alguns tipos do vírus Influenza, como o H1N1 (epidemia de gripe suína, em 2009) ou o da gripe aviária (H5N1), por exemplo. Em condições habituais, a maioria das infecções é causada pelos vírus Influenza A ou B.

Transmitidos de pessoa para pessoa por via respiratória, mediante a inalação de partículas de secreção infectada em suspensão no ar, após tosse ou espirro, os vírus são organismos que se alojam nas células para sobreviver. Após o contágio, uma pessoa demora entre 3 e 7 dias para manifestar os principais sintomas. A gripe normalmente tem início abrupto, provocando febre alta (mais de 38 °C), dores de cabeça e no corpo, mal estar e fraqueza. Outros sintomas possíveis são calafrio, dor de garganta, tosse, coriza, congestão nasal, sensação de ardor no peito, dor nos olhos, náusea e vômitos.

Sendo assim, a prevenção da gripe ainda é a melhor solução, consistindo em medidas relativamente simples: cuidados básicos com higiene e vacinação. As medidas de higiene úteis são: cobrir a boca ao tossir ou espirrar, evitando a disseminação maior de partículas que carregam os vírus, e manter as mãos sempre limpas, lavando-as com água e sabão, e utilizando o álcool gel para evitar eventual transmissão por contato. Além disso, adultos com mais de 50 anos, imunossuprimidos (transplantados, pacientes com HIV), doentes crônicos e profissionais de saúde estão entre aqueles que devem tomar a vacina contra a gripe. Seu objetivo é fazer com que as pessoas não contraiam a infecção e a vacinação deve ser repetida anualmente, porque a vacina muda de acordo com as alterações sofridas pelos vírus.

Em Curitiba, a vacinação contra a Gripe ainda está ocorrendo. Desde 10 de abril a 31 de maio, a dose da vacina foi ofertada de forma gratuita aos públicos prioritários. A partir de junho, a vacinação foi estendida a toda população da cidade, disponibilizada em 110 Unidades de Saúde.

By | 2019-07-09T14:46:49+00:00 julho 9th, 2019|Comunicados, Vida no Medianeira|Comentários desativados em Saiba como se prevenir contra a Gripe