Jornada Curitibana

//Jornada Curitibana
Por Priscila Murr

 

Observação, escuta e problematização. É por meio desse conjunto de ações que os estudantes do Colégio Medianeira demonstram suas principais impressões com relação às aulas de campo promovidas pela instituição. Como parte da rotina em todas as etapas da vida escolar, esse tipo de ação tem por objetivo proporcionar conhecimento e experiências inéditas acerca da história e das culturas da cidade de Curitiba, Região Metropolitana e Paraná.

A denominada “Jornada Curitibana”, exemplo de realização que está para além da sala de aula, visa o conhecimento aprofundado com relação a lugares de Curitiba que, normalmente, não aparecem em cartões postais ou em anúncios turísticos – há casos de localidades que figuram entre os cartões-postais da cidade, mas que são visitadas sob a luz da pesquisa e do resgate da memória. Figurando como parte importante das atividades de Pesquisa dos Núcleos de Humanas, Linguagens e Ciências Naturais/Exatas, a Jornada explora roteiros diferentes, de acordo com os objetivos de cada área.

Os objetivos dessas aulas de campo permeiam vários aspectos relacionados a um tema geral como: a história da cidade e o processo de urbanização, as condições de vida da população e as características das moradias, a relação entre a qualidade da moradia e os problemas ambientais, as políticas públicas e o planejamento da infraestrutura e dos serviços básicos, a situação de quem não tem moradia, as iniciativas populares de transformação das comunidades e de reivindicação para o atendimento de suas necessidades, etc.

Os roteiros pré-estabelecidos para cada Núcleo servem como fonte básica de pesquisa. Todo material previamente disponibilizado contém informações sobre os lugares e as pessoas que ali vivem ou viveram e que fazem a história da cidade, a fim de proporcionar, aos estudantes, uma experiência completa de interação.

By | 2019-06-14T16:34:05+00:00 Maio 28th, 2019|Notícias|Comentários desativados em Jornada Curitibana