Laboratório de Ideias

//Laboratório de Ideias
Por Priscila Murr

Habitualmente, um laboratório é caracterizado como um lugar ideal para atividades experimentais, que podem ou não resultar em grandes descobertas para o mundo. Equipado com instrumentos próprios para a realização científica, esse tipo de espaço tem como finalidade básica o teste, por métodos de tentativa e erro. A projeção de um ambiente que estimule o pensamento criativo, extrapolando os modelos convencionais de conhecimento, coloca o estudante como protagonista no processo de transformação da realidade que o cerca. E essa reação de ensino-aprendizagem é materializada no Laboratório de Ideias – Cosmologia, Ciência e Mitos do Universo (L.I.), do Colégio Medianeira.

Idealizado pelo arte-educador Marcelo Weber, e oficialmente inaugurado em maio de 2019, o L.I. visa à transdisciplinaridade. Funcionando como um lugar de articulação entre conceitos de arte, ciência e tecnologia, tem foco na atuação dos estudantes por vias da imaginação, da criatividade e da intuição. Segundo Weber, o espaço disponibiliza recursos e apoio a quaisquer projetos: “aquele que tiver a vontade de realizar com bom gosto e capricho encontrará, ali, meios de satisfazer as exigências estéticas de seu espírito”, destaca.

Projetada segundo a necessidade de um lócus para a discussão pautada na convergência das mais variadas esferas do conhecimento, a sala, situada logo na entrada do andar térreo do Bloco da Direção (Bloco D), desperta a curiosidade dos estudantes. Dispondo de objetos que remontam estruturas básicas de funcionamento de itens presentes no universo, o L.I. é um incentivo a produções que materializem conceitos e ideias, abstratas e concretas.

Viabilizando o aprendizado com relação às ferramentas da ciência aplicadas à rotina diária de aprendizagens, o L.I. reproduz não apenas as funcionalidades mundanas, mas estabelece o rigor do raciocínio lógico que, segundo Weber, é a melhor maneira de evitar erros de julgamento e opiniões relativas, baseadas em “achismos”. “Estimulando a cultura científica, abrimos caminho para uma sociedade com mais capacidade de fazer justiça, com pessoas menos ingratas com aqueles que passam a vida pesquisando formas de tornar a vida de todos melhor”, garante.

 

Cosmologia, Ciência e Mitos do Universo

Todos os povos, em todas as épocas, questionam sua origem e destino. Imaginando modelos de mundo, personificam fenômenos naturais e criam deuses para deles descenderem. Cantam, escrevem, pintam e calculam na tentativa de responder a esse mistério. A essas explicações sobre a origem da vida e do universo, damos o nome “cosmogonias”, do grego Kosmos, que significa universo, mundo e gignomai – nascimento, gênese. Esse é o tema central, que rege as atividades a serem desenvolvidas no L.I., pois a cosmologia estimula a pensar sobre o universo e sua formação, tendo implicações em todos os ramos de pensamento.

Aprender, investigar, descobrir, experienciar, criar, argumentar: a partir do tema “Cosmologia, Ciência e Mitos do Universo”, é possível discutir qualquer assunto. Para Weber, crianças e jovens precisam de diversidade e diversão. Em oposição à monotonia de atividades repetitivas de forma padronizada, os ambientes de aprendizado precisam ser descontraídos, de forma a estimular a imaginação e a iniciativa por parte dos estudantes. “Ainda vejo essa sala como o mínimo a se fazer para tornar possível a aprendizagem integral”, reconhece o idealizador do laboratório.

 

Para além da sala de aula

O Laboratório de Ideias é um lugar de encontro entre os estudantes. Sem vínculo obrigatório com a sala de aula, mas disponível enquanto espaço de atividades e aberto às propostas dos educadores do Medianeira, o espaço funciona como atelier ou oficina para estímulo de atividades manuais, com foco à consolidação do aprendizado por meio da prática.

A supervisora pedagógica Ivana Suski Vicentin avalia a contribuição do L.I. no sentido de concretizar a aprendizagem dos estudantes com base em diferentes espaços e tempos. Em sinergia com essa proposta, os educadores do Colégio Medianeira planejam atividades experienciais no laboratório.

Por exemplo, com o objetivo de ampliar os conhecimentos teóricos sobre Geografia, a turma do 4º ano G, vivenciou um momento de prática laboratorial. Sanando a curiosidade dos pequenos, Weber falou sobre “relevo”, demonstrando as possibilidades a partir do experimento com uma caixa de areia em realidade aumentada. A turma aproveitou a visita para comentar e tirar suas dúvidas sobre o espaço.

O Laboratório de Ideias é, portanto, um convite a todos os estudantes, educadores e famílias: o mundo está acessível a descobertas e nosso espaço é um instrumento para a criatividade. O L.I. está aberto a visitas e experimentações diversas. Que tal criarmos, juntos, nossa cosmogonia?

 

Oficina de Relógio de Sol

O arte-educador Marcelo Weber lançou um desafio aos estudantes: construir um relógio de sol.

Entre os dias 09 e 16 de agosto, cada um deles montou seu próprio “Gnomon”, o primeiro instrumento utilizado para indicar a hora do dia, há aproximadamente 3500 a.C.

By | 2019-09-02T15:20:41+00:00 Maio 23rd, 2019|Notícias|Comentários desativados em Laboratório de Ideias