Litercultura Festival Literário 2019

//Litercultura Festival Literário 2019

Literatura é zona de conflito, é sempre situação-limite, é experiência adensada pelo encontro e desencontro do sujeito com esse outro, estrangeiro sempre, que obriga a um deslocamento, a uma travessia. Reunir a literatura feita em diversos países e contextos é a proposta do Litercultura Festival Literário 2019, que traz autores de diferentes nacionalidades para compor um mosaico possível da literatura contemporânea face às questões urgentes da imigração e da proteção bélica das fronteiras.

Fronteiras

Polêmicas e transcendentes, limitadoras ou transgressoras, guardiãs das culturas e da individualidade, o assunto Fronteiras é um dos mais atuais face ao aumento sem precedentes no número de refugiados em todo o mundo. Para abordar essa temática tão sensível nos dias de hoje, o Litercultura Festival Literário 2019, propõe um mosaico da literatura contemporânea com expoentes da palavra de diversas partes do mundo, como: a escritora e jornalista Patrícia Campos Mello; o escritor colombiano Juan Cárdenas; o romancista brasileiro Bernardo Carvalho; o roteirista e escritor cubano Leonardo Padura e a escritora e jornalista italiana, de família de imigrantes somali, Igiaba Scego.

Buscando uma imersão instigante e cultural ao público, além desses cinco painéis, o Litercultura Festival Literário 2019 inicia sua dinâmica com uma programação integrada composta por manifestações artísticas que provocam, instigam e ajudam a refletir sobre as diferenças culturais, muitas surgidas em decorrência do refúgio, como o Trio Alma Síria, cujos integrantes vieram de Alepo, as leituras dos integrantes do Programa Política Migratória e Universidade Brasileira da UFPR, os curtas metragens temáticos, gastronomia étnica, além da viagem musical de André Abujamra com o show “As 9 faces do Sr. Abu”.

O Litercultura Festival Literário 2019 acontece de 12 a 16 de agosto a partir das 18h na Capela Santa Maria.

Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados a partir das 18h no dia do evento.

Direção-geral: Manoela Leão
Curadoria: Manuel da Costa Pinto
Realização: Gusto Produção Cultural

Programação:
12 de agosto – Segunda
18h30 – Grupo Alma Síria – Trio de imigrantes vindos de Alepo, a maior cidade da Síria, traz a música e o canto árabes de seu país.

20h – Patrícia Campos Mello (Brasil). Jornalista, atualmente é repórter especial e colunista da Folha de S. Paulo. Lançou Lua de Mel em Kobane que narra a improvável história de um casal de sírios que se apaixonou pela internet e arriscou a vida ao decidir se instalar na cidade de Kobane, sitiada pelo Estado Islâmico.
Mediação de Christian Schwartz.

13 de agosto – Terça
18h30 – Mostra de curtas-metragens

20h – Leonardo Padura (Cuba). Nascido em Havana, o romancista, ensaísta, jornalista e autor de roteiros para cinema ganhou reconhecimento internacional com a série de romances policiais Estações Havana. Tem nove livros traduzidos no Brasil, com destaque para O homem que amava os cachorros. Autor premiado internacionalmente – Prêmio Nacional de Literatura de Cuba e o Princesa de Asturias. Mediação de Mariana Sanches.

14 de agosto – Quarta
18h30 Nosso amor de trincheira, nosso trânsito de fronteira. Guilherme Gontijo Flores e Ricardo Pozzo leem poemas da poeta alemã Uljana Wolf.

20h Bernardo Carvalho (Brasil). Um dos mais destacados romancistas da literatura brasileira atual, autor de mais de dez obras, recebeu diversos prêmios entre os mais importantes da literatura em língua portuguesa, como o Jabuti, APCA e Portugal Telecom. Mediação de Manuel da Costa Pinto.

15 de agosto – Quinta
18h30 – Literatura de Refúgio – poemas de várias nacionalidades feitos e lidos por alunos de Português como Língua Estrangeira do Projeto de Extensão da UFPR, o PBMIH (Português Brasileiro para a Migração Humanitária).

19h – Ninoska Pottella – música da Venezuela

20h – Juan Cárdenas (Colômbia). Tradutor e escritor, inédito no Brasil, premiado em 2014 por sua obra Los estratos (prêmio Otras Voces, Otros Ámbitos). Sua obra mais recente, El diablo de las províncias, “volta a questionar os mantras de uma civilização homogeneizada. Mediação de Pedro Dolabella Chagas.

16 de agosto – Sexta
18h30 – André Abujamra. Show as 9 faces do Sr. Abu: uma viagem musical pelo mundo de um dos maiores artistas brasileiros.

20h – Igiaba Scego (Itália). Escritora e jornalista romana de origem somali, formada em literatura estrangeira na Universidade La Sapienza, em Roma. Como autora, ganhou vários prêmios e participou de inúmeros eventos, incluindo o Festival de Literatura de Mântua, que a hospedou em 2006 e da Flip em Paraty. No Brasil, temos Minha casa é onde estou e Caminhando contra o vento. Mediação de Maria Célia Martirani.

O Litercultura Festival Literário 2019 é um projeto realizado através do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) da Secretaria da Comunicação Social e Cultura. O evento tem apoio da Copel e Colégio Medianeira e apoio Institucional do ICAC, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba.

 

By | 2019-07-26T16:16:03+00:00 julho 26th, 2019|Notícias|Comentários desativados em Litercultura Festival Literário 2019