Os desafios do ensino bilíngue

//Os desafios do ensino bilíngue

Aprender uma língua estrangeira pode ser um desafio. A neurociência aponta que, no geral, crianças têm maior facilidade quando o assunto é a apreensão de outro idioma que não o nativo. Isso porque, nessa fase, o ser humano passa pelo processo natural de adquirir e não de aprender o idioma. Do ponto de vista científico, a relação com uma segunda língua é mais espontânea nesse período. Por isso, o Colégio Medianeira implementou o Programa Bilíngue como parte integrante da proposta curricular, em todas as turmas dos 1º, 2º e 3º anos e nos 4º e 5º das turmas do integral. A proposta, para 2020, é ampliar o número de turmas participantes do programa: alcançando todos os 4º e todos os 5º do EFI e incluindo os 6º e 7º anos do EFII.

Com um ritmo intenso de aulas, nossos estudantes têm contato com a língua inglesa todos os dias. Cada turma tem uma aula por dia e o foco do trabalho está na interdisciplinaridade. A supervisora do programa, Luiza Macedo, afirma que a progressão das aulas se dá com base na interconexão entre os conteúdos estudados, com foco nas quatro habilidades da língua. Então, o programa visa ao desenvolvimento da escrita, da interpretação, da análise linguística, da oralidade, da compreensão auditiva… “A ideia é que nossos estudantes tenham a compreensão auditiva aprimorada e desenvolvam a oralidade de forma mais natural. Como agora eles têm esse contato diário com a língua, essas habilidades são melhor desenvolvidas”, explica.

O diferencial do Programa Bilíngue do Colégio Medianeira é o contato diário dos estudantes com o Inglês. Na modalidade tradicional de ensino, as aulas de língua estrangeira aconteciam duas vezes e, agora, são desenvolvidas cinco vezes na semana. Para desenvolver um trabalho de imersão, segundo Luiza, as aulas são sempre integradas. “De forma gradativa, nossos estudantes desenvolvem habilidade na língua ao passo que aprendem os conteúdos das demais disciplinas”, completa. Além disso, a supervisora destaca a importância do trabalho conjunto: “As aulas são um resgate daquilo que as crianças estão estudando. A gente sempre tem o cuidado de promover um trabalho conjunto, com um olhar atento àquilo que vem sendo trabalhado pelo professor regente da turma, para que o ensino da língua caminhe na mesma direção”.

A importância desse tipo de aprendizado tem reflexos nas mais diversas áreas da vida, desde o autodesenvolvimento até uma boa colocação no mercado de trabalho. Em um cenário de constantes transformações no mundo, aprender uma língua estrangeira passa a ser um fator determinante, abrindo portas para o crescimento e evolução nos âmbitos pessoal, cultural e profissional. E o Inglês já é considerando como um pré-requisito na sociedade contemporânea, seja na concorrência por uma vaga de emprego, ou como forma de oportunidade às relações interpessoais, integrando os sujeitos de forma global.

By | 2019-09-04T16:08:45+00:00 agosto 14th, 2019|Notícias|Comentários desativados em Os desafios do ensino bilíngue