Estudantes do Colégio Medianeira recebem medalhas em premiação recorde

Com um volume de participantes quatro vezes maior do que no ano passado, a edição 2019 da Olimpíada Paranaense de Matemática reuniu 42 mil estudantes de escolas públicas e privadas. 

03/12/2019 Notícias| Olimpíada Paranaense de Matemática

A Olimpíada Parananense de Matemática (OPRM) é uma competição nacional que visa o estímulo ao estudo da Matemática a fim de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino na Educação Básica do Estado do Paraná. Despertando a curiosidade e a vontade de aprender e solucionar problemas matemáticos, além de identificar jovens talentos, incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, promove a inclusão social por meio da difusão do conhecimento, contribuindo, portanto, para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas.

Direcionada aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e também aos alunos do Ensino Médio das escolas das redes pública e privada de todo o estado, é realizada em duas etapas: a 1ª Fase, uma prova objetiva com 20 questões e duração de 2h30, para todos os níveis, aplicada primeiro semestre; e a 2ª Fase, uma prova discursiva com 4 questões e duração de 3h30, para todos os níveis, aplicada no segundo semestre. Ao todo, são três níveis de participação, de acordo com a escolaridade.

A edição 2019 da OPRM bateu recorde de participações. Foram 42 mil estudantes de 150 municípios participando da primeira fase. Ao todo, 314 escolas públicas e privadas estiveram no concurso. Isso representa um volume quatro vezes superior ao da edição do ano passado.

Na Cerimônia de Premiação, que aconteceu no dia 28 de Novembro às 17 horas no Teatro Bom Jesus, em Curitiba, foram entregues certificados e medalhas aos alunos que obtiveram ouro, prata, bronze e menção honrosa. Uma novidade, neste ano, foi a entrega de troféus às melhores escolas da OPRM.

Cerca de 650 pessoas, entre alunos, pais e professores, participaram da solenidade, que contemplou 248 destaques do nível 1 (6º e 7º anos), 2 (8º e 9º anos) e 3 (Ensino Médio). No ano passado, foram 135 premiados.

Confira nossos vencedores:

Fase 2 – Ensino Fundamental

Gustavo Firmino Golfetto Jerônimo (9D) – Medalha de Bronze;

Natsumi Kelly Tamura Miyazaki (9E) – Medalha de Prata;

Isabela Balestrin Frizzo (9F) – Menção honrosa.

Fase 3 – Ensino Médio

Erico João Lourenço Tortelli (1E) – Menção Honrosa;

Giovanni Assis Van Acker (2D) – Menção Honrosa.