Outubro Rosa

//Outubro Rosa
A ação faz parte do projeto "Abra seus olhos e veja coisas novas".

A ação faz parte do projeto “Abra seus olhos e veja coisas novas”.

O Outubro Rosa é um movimento popular de combate ao câncer de mama que surgiu em 1997 quando, após ações isoladas, entidades das cidades de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos, decidiram fomentar ações contra a doença. O Colégio Medianeira, por meio do projeto Abra seus olhos e veja coisas novas, apoia o Outubro Rosa, pois entende que a informação e o conhecimento promovem a consciência sobre a importância do cuidado para com os outros e também para consigo.

Como em outras ações do projeto, o Outubro Rosa é trabalhado em sala de aula, proporcionando discussões e conversas sobre o tema. O professor de Biologia do Ensino Médio, Gustavo Propst, coloca em pauta o câncer de mama, além de outros cânceres e questões hormonais, desmitificando, ajudando na prevenção e no diagnóstico da doença.

“A importância principal é a prevenção, a iniciativa da prevenção desde cedo: conhecer o autoexame, conhecer que existem formas de prevenir e que, consequentemente, o tratamento é mais fácil quando o câncer é descoberto no início”, explica o educador, que completa comentando sobre o interesse das estudantes sobre o conteúdo.

Diagnóstico

A cada 10 minutos uma pessoa é diagnosticada com câncer de mama no Brasil e estima-se que 13 mil morrem em decorrência da doença. Ao discutir e permitir que o tema seja abordado com naturalidade e seriedade, o Colégio trabalha para reduzir o número de casos com conscientização para a prevenção e rapidez no diagnóstico e tratamento, aumentando as chances de cura.

Como estabelece o Projeto Educativo Comum (PEC), no número 40, é preciso trabalhar o aluno em todas as dimensões, garantindo o seu desenvolvimento integral. Por isso, ao inserir temas importantes no currículo, o Medianeira se posiciona a favor de um mundo mais consciente e compassivo, pautado pela justiça e pela abertura aos demais.

By | 2018-02-27T13:32:43+00:00 outubro 18th, 2016|Notícias|Comentários desativados em Outubro Rosa