Painel de Conquistas Medianeira

Colégio Medianeira expõe seus troféus em um painel de conquistas localizado em frente à cantina do Bloco D

13/02/2020 Notícias| Troféus

Troféu. De origem latina, a palavra significa “mudança”, “transformação”. Um troféu é uma recompensa, serve como prêmio. É o reconhecimento por um feito, seja ele grande ou pequeno – toda conquista deve ser comemorada!

Na contemporaneidade, troféus são símbolos utilizados em competições de qualquer natureza, entregues com frequência em eventos desportivos, artísticos e culturais. Pode ser uma taça, uma placa, uma medalha ou uma tabuleta.

Para além do mérito de se vencer uma competição, é fundamental pensar nos processos que levam ao triunfo. Edificando um importante traço daquilo que compõe nossa proposta pedagógica, a proposição do lema olímpico de que “o importante é competir” revela o horizonte de desafios e oportunidades.

O processo de montagem do painel

A fim de expor as vitórias dos estudantes, o Colégio Medianeira criou um Painel de Conquistas, com troféus e medalhas obtidos ao longo dos anos. Segundo o professor de Futsal, Guilherme Tamashiro, a organização do painel se deu por meio de um trabalho conjunto, com a ajuda de educadores do  Centro de Esportes, da Direção Acadêmica e das auxiliares de limpeza. “A gente se reuniu e pensou em todos os espaços onde seriam colocados os troféus e as medalhas”, comenta.

A criação desse ambiente, além de agrupar num só local os troféus e as medalhas que antes ficavam dispostos em outros lugares do Colégio, permite uma melhor visualização do todo. Tamashiro ressalta que o Painel de Conquistas permite aos estudantes verem suas próprias conquistas e apreciarem as vitórias dos colegas. “É uma forma de contar a história do Colégio”, garante.

O professor de Futebol, Helcio Scardanzan, frisa que o painel é “história”. É uma forma de expor não só as conquistas do Colégio Medianeira, mas é uma forma nostálgica de despertar as memórias de todos aqueles que fazem parte da nossa história. “Tem pais que chegam ali e reconhece uma medalha ou um troféu. E isso faz uma diferença imensa, principalmente pro esporte”.

O esporte

Capaz de desencadear sensações de prazer, emoção e adrenalina, o esporte é uma forma de incentivo à integração social. Além da sensação de bem-estar, a prática esportiva contribui para o processo de identificação, por parte dos estudantes, de seu papel diante de uma realidade, uma vez que o incentiva ao aprendizado no que diz respeito à convivência com os demais, respeitando os limites e as diferenças de cada um.

Além dessa troca de experiências, as crianças e os jovens que são contemplados com aulas direcionadas ao esporte durante seu processo educativo, são estimuladas a desenvolver ainda mais suas capacidades físicas e intelectuais.

Porque o esporte é capaz de desencadear sensações de prazer, emoção e adrenalina os estudantes se sentem incentivados a participar das atividades propostas, desenvolver competências comunicativas, sociais e técnicas, e aprendendo, na prática, como lidar com as necessidades dos outros e também com a sua própria.

A prática esportiva estimula valores como: respeito, tolerância, persistência, relações de ganho e perda, além da inteligência emocional. Outra contribuição diz respeito à saúde das crianças e jovens, pois o esporte evita o sedentarismo e tem como consequência maior concentração e preparado, o que facilita a aprendizagem e o bom desempenho no geral.