Programa Bilíngue Medianeira

//Programa Bilíngue Medianeira

Em resposta aos atuais desafios globais, o Medianeira tem procurado qualificar sua proposta curricular. Nesse sentido, o Programa Bilíngue do Colégio Medianeira reforça o compromisso da Companhia de Jesus em oferecer educação de excelência, inspirada em valores cristãos e inacianos, contribuindo para a formação de pessoas conscientes, competentes, compassivas e comprometidas com uma cidadania global.

Implantado em 2019, nas Séries Iniciais (1º ao 3º) e de Tempo Integral (1º ao 5º), viabiliza a experiência dos estudantes com relação à Língua Inglesa, ampliando a vivencia com o Inglês de maneira natural, contextualizada e construída por meio do conhecimento ativo, de experiências que privilegiam a prática em situações cotidianas de aprendizagem.

Em 2020, além do restante das turmas de 4º e 5º anos, o ciclo de 6º e 7º anos também serão integrados ao projeto. Já em 2021, a implantação nas turmas do Ensino Fundamental, 8º e 9º anos garantirá que todas as turmas do Ensino Fundamental sejam integradas ao bilíngue.

Segundo Fernando Guidini, Diretor Acadêmico do Colégio,  o trabalho desenvolvido com o bilinguismo tematiza o tripé formado por sujeito, conhecimento e sociedade, impulsionando a aprendizagem em língua inglesa dentro do Medianeira. Além disso, ele aponta que, ao pensar a formação de um cidadão global, a Rede Jesuíta de Educação (RJE) coloca em evidência não só a preocupação com os desafios que homens e mulheres do século XXI terão de enfrentar, mas também o compromisso com um currículo que seja evangelizador.

Nesse sentido, a língua estrangeira é um suporte para que o estudante, a partir das aprendizagens e habilidades desenvolvidas no colégio, possa colocar-se na posição de protagonista e portador de futuro. “E isso tem que acontecer para além da sala de aula e da cidade de Curitiba e do Brasil. Essas crianças e esses adolescentes terão um leque muito maior de possibilidade para ler, interagir e interpretar o mundo”, resume Guidini.

 

Exhibition Day

Evidenciando o trabalho e o desenvolvimento do ensino-aprendizado nas aulas de Inglês, o Exhibition Day oportunizou a mostra de trabalhos de Inglês dos estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Mediante uma seleção feita por meio de sorteio, alguns trabalhos foram expostos no Salão Nobre do Colégio Medianeira, das 07h20 às 19h00, no dia 25 de junho, dando às famílias a oportunidade de acompanhar os progressos dos estudantes. Além da apresentação de material físico, resultado das aulas desenvolvidas ao longo dos primeiros meses de 2019, vídeos e exposições orais foram demonstrados.

Para Luiza Macedo, Supervisora do Programa Bilíngue, o trabalho, dentro do projeto, é desenvolvido a partir da interdisciplinaridade. “Relacionando os diversos conteúdos dos componentes curriculares da série, a gente sempre está linkando a Língua Inglesa aos conteúdos de Educação Física, Arte, Ciência, Música”, diz. Além disso, a supervisora aponta que o ensino deve ser contextualizado com experiências do cotidiano, sempre focando as quatro habilidades da língua. “Como eles têm esse contato diário com a língua, a ideia é que eles tenham uma compreensão auditiva muito mais aprimorada e também uma oralidade mais natural”, explica.

By | 2019-06-29T11:06:55+00:00 junho 21st, 2019|Notícias|Comentários desativados em Programa Bilíngue Medianeira