Reformas e revitalizações promovem o protagonismo do estudante

//Reformas e revitalizações promovem o protagonismo do estudante

Corredor do subsolo dos 8º e 9º anos foi totalmente revitalizado.

Por Jonatan Silva

Chegou a hora de retornar à rotina de estudos e aprendizagens. Para receber a comunidade educativa em mais um ano letivo, o Colégio Medianeira trabalhou ao longo de todo o período de férias escolares para requalificar, reformar e criar espaços que potencializem a formação integral do estudante, possibilitando também novos tempos de convivência, interação e trocas de conhecimentos.

A diretriz que norteou os investimentos está alicerçada no Sistema de Qualidade em Gestão Escolar (SQGE), realizado desde 2015 no Colégio Medianeira, e que ganhou um novo impulso a partir do segundo ciclo, iniciado em agosto de 2018. Henrique Weidlich, Diretor Administrativo da instituição, relembra que dos 18 itens levantados pelos educadores em reunião, 15 tratam de questões relacionadas a espaços de aprendizagem e convivência. “Todo o investimento tem que ser voltado para o estudante e para o professor”, comenta o educador.

Um dos destaques desta rodada de reformas é a requalificação do subsolo dos 8º e 9º anos. Além da pintura das paredes, instalação de nova iluminação e de um espaço de exposição, os gabinetes da equipe pedagógica foram transformados em locais de convivência e em um miniauditório. A Unidade de Ensino receberá um Laboratório de Ciências, que estará pronto em março, e o teatro grego também passou por intervenções, potencializando a utilização com maior frequência.

Para Eliane Zaionc, coordenadora do Ensino Fundamental Fase II, a revitalização do andar tem como principal objetivo oferecer estratégias para além da sala de aula. “Todos os espaços são educativos”, explica, “e a nova concepção do subsolo vem ao encontro da expectativa de criar mais ambientes de convívio e aprendizagem.”

Andar ganhou espaços de convivência.

Protagonismo

O Ensino Médio ganhou neste ano uma sala de aula piloto, que abrigará a disciplina de Filosofia nas 1ª e 2ª séries. Completamente revitalizado, o espaço recebeu novo mobiliário, incluindo quadro – que serve também como biblioteca – e carteiras projetadas para potencializar o estudo cooperativo – e nova instalação elétrica que facilita o uso de tecnologias.

Marcelo Pastre, coordenador do Ensino Médio, ressalta ainda que a remodelação do ambiente – com a mudança de posicionamento do quadro que possibilita uma maior interação entre o professor e a turma – estabelece uma nova lógica do protagonismo do estudante. Nos últimos anos, a Unidade de Ensino tem recebido um pacote de requalificação, como a troca das esquadrias e das persianas das janelas, modernização das salas do Terceirão e instalação de rampa de acesso e elevadores.

Ensino Médio ganhou sala piloto com nova dinâmica.

Outros espaços

Os esforços do Colégio Medianeira para proporcionar uma educação de qualidade e em sua integralidade resultaram na remodelação da sala S19 – bloco F – , do Tempo Integral, que foi totalmente repensada para oferecer mais conforto e qualidade na aprendizagem dos pequenos. As atividades de Contraturno também foram contempladas. A sala de Dança recebeu a colocação de um novo piso de linóleo e a de Ballet – oficia que estreia neste ano – ganhou barras e espelho.

Em termos de infraestrutura, o Colégio Medianeira recebe, em 2019, 22 antenas para a rede wi-fi, que serão distribuídas em todo o campus, além da troca de cabos e tomadas nas salas de aula. Essa iniciativa maximiza a utilização dos laboratórios móveis adquiridos neste ano.

Na visão de Henrique Weidlich, o objetivo de toda a movimentação ao longo do recesso escolar é garantir tempos e espaços de aprendizagem que permitam ao estudante se desenvolver nas dimensões cognitiva, socioemocional, ética, estética e espiritual religiosa. Segundo o Diretor Administrativo, oferecer uma estrutura organizada e de qualidade é uma preocupação que reflete durante todo o ano em ações cotidianas de manutenção e conservação, evidenciando sempre a formação de pessoas competentes, conscientes, compassivas e comprometidas com o outro e a casa comum.

Sala S19, do Bloco F, foi reformada, garantindo mais qualidade e conforto.

By | 2019-02-14T07:26:09+00:00 Fevereiro 13th, 2019|Notícias|Comentários desativados em Reformas e revitalizações promovem o protagonismo do estudante