História

O Colégio Nossa Senhora Medianeira foi fundado em 1957 pelo P. Oswaldo Gomes, um jesuíta decidido e dedicado a cumprir sua missão. Quando recebeu a tarefa de fundar o Medianeira, imediatamente passou a buscar verbas que viabilizassem a construção da escola, no terreno doado pela prefeitura de Curitiba, por intervenção do  governador Bento Munhoz da Rocha. A pedra fundamental, que deu origem às obras, foi trazida do antigo colégio jesuíta de Paranaguá, que hoje abriga o Museu da Universidade Federal do Paraná no litoral do Estado.

Há 60 anos, o Medianeira é referência em educação de excelência, formação humana, social e política, ensino crítico, criativo e reflexivo. O Medianeira é um dos caçulas entre os 15 colégios e 4 universidades da Companhia de Jesus espalhados pelos Brasil. Temos uma família grande e antiga, de raízes cravadas no compromisso com a educação. Nossos “antepassados” começaram o trabalho educativo há mais de 460 anos, quando a Companhia de Jesus foi fundada por Ignácio de Loyola, ou Santo Ignácio de Loyola.

A tradição e o suporte conquistados pelos séculos de trabalho com educação humanizadora e cristã conferem respeito à sua trajetória. Ao mesmo tempo, a renovação e o trabalho que acompanham seu tempo estão representados, com frescor e juventude, por nosso jeito de ser, fraterno, competente e inovador. Nossa capacidade transformadora se reflete na atuação dos “sempre” alunos, pais e educadores, que buscam, com ações significativas e pela intervenção pessoal e coletiva, a mudança da sociedade, para que seja mais justa e solidária.