Integral 2018-02-27T13:31:25+00:00

Tempo Integral

O Tempo Integral do Colégio Medianeira é oferecido da Educação Infantil ao 5º ano e tem como principal objetivo a formação integral do estudante, superando a fragmentação entre os tempos e os espaços de aprendizagem.

Durante o período em que estão no colégio, as crianças têm contato com linguagens artísticas e atividades esportivas em diálogo com as disciplinas regulares. Por meio dessas experiências educativas, os estudantes desenvolvem expressões, relações e protagonismo nos diversos ambientes em que estão inseridos.

O trabalho elaborado pelo Tempo Integral do Colégio Medianeira é acompanhado por uma professora regente e uma auxiliar, além de educadores especializados em oficinas dos Centros de Artes e de Esportes. Os estudantes têm três refeições: café (manhã), almoço e lanche (tarde).

Confira as atividades de cada ano:

Infantil 2 e 3

No tempo em que estão no Colégio, as crianças do Infantil 2 e 3 desenvolvem, com a professora regente, as diversas atividades dos Campos de Experiências, além de projetos elaborados a partir dos interesses dos próprios estudantes.

Infantil 4 e 5

Além das atividades dos Campos de Experiências, as crianças do Infantil 4 e 5 podem escolher atividades dos Centros de Artes e Esportes, tais como:  Judô, Dança, Capoeira, Teatro, Futsal, Percussão, Artes visuais, Iniciação esportiva e Iniciação musical.

1º e 2º anos

No 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, as crianças do Tempo Integral, além de desenvolverem as atividades dos componentes curriculares, participam também de aulas de Literatura, Música, Psicomotricidade Relacional, Culturas Digitais, e podem escolher atividades dos Centros de Artes e Esportes, tais como: Judô, Dança, Capoeira, Teatro, Futsal, Percussão, Artes visuais, Iniciação esportiva, Iniciação musical e Cinema e vídeo.

3º ano

No 3º do Ensino Fundamental, as crianças do Tempo Integral, além de desenvolverem as atividades dos componentes curriculares, participam também de aulas de Literatura, Música, Psicomotricidade Relacional, Culturas Digitais e Inglês. E ainda podem escolher atividades dos Centros de Artes e Esportes, tais como: Judô, Dança, Capoeira, Teatro, Futsal, Percussão, Artes visuais, Iniciação esportiva, Iniciação musical e Cinema e vídeo.

4º e 5º anos

No ciclo do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, os estudantes desenvolvem atividades dos componentes curriculares, organizados em núcleos do conhecimento, e tem como referência uma professora regente que os auxilia no desenvolvimento de Hábitos e Métodos de Estudo. No Tempo Integral, os estudantes participam de atividades de Literatura, Culturas Digitais, Inglês e Formação Cidadã, e de outras atividades previstas para o desenvolvimento da dimensão espiritual-religiosa, optando pela Catequese ou pelos Projetos Socioambientais. Os estudantes podem ainda optar por atividades dos Centros de Artes e Esportes, tais como: Judô, Handebol, Teatro, Capoeira, Futebol, Cinema e vídeo, Dança e Violão.

Campos de experiência

O que são os campos de experiências?

De acordo com o PEC (RJE, 2016) nos colégios da Rede Jesuíta de Educação, “a construção do currículo considera a concepção de mundo, de sociedade, de homem e de pessoa que se deseja formar, assim como contempla aspectos da formação integral que tenham fundamentação de natureza epistemológica, indagando sobre limites e possibilidades do conhecimento e as relações que se estabelecem ente conhecimento, sujeitos e meio; pedagógica, buscando os melhores caminhos e percursos para que a aprendizagem integral aconteça; e psicológica, considerando os diferentes estágios de desenvolvimento do educando e sua capacidade de pôr-se em atividade, em consonância com os desafios inerentes a cada etapa.”

Partindo deste pressuposto, dos direitos de aprendizagem acima elencados e entendendo currículo como “conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade (DCNEI, 2009), organizou-se um currículo estruturado por campos de experiências, pois acredita-se que a criança pequena aprende a partir de experiências relevantes e significativas, no entrelaçamento entre a vida cotidiana das crianças e seus saberes e os conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade. Os campos de experiência trabalhados no Colégio Medianeira, a partir de estudos feitos sobre a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) são:

campos-de-experiencia

Participe do processo de matrículas para estudantes novos.