03.05.22

Carona Solidária é uma boa maneira de chegar ao Colégio Medianeira

A iniciativa é exemplo de interação da comunidade educativa e de reflexão sobre a sustentabilidade.

Carona Solidária é uma boa maneira de chegar ao Colégio Medianeira

O projeto “Abra Seus Olhos e Veja Coisas Novas” abrange um grande conjunto de ações, e a Carona Solidária é uma delas. O Colégio Medianeira coloca em prática uma inciativa em prol da mobilidade, da sustentabilidade e das relações dentro da comunidade educativa.

Na visão do educador Alessandro França Quadrado, do Serviço de Orientação de Aprendizagem, a Carona Solidária é também uma forma de estimular a compassividade e a solidariedade entre as famílias, os estudantes e os educadores. “A gente vive, na maioria das vezes, relacionamentos muito individualistas e imediatistas. Por isso, a escola, enquanto local de formação, tem o dever de mostrar aos estudantes que é preciso abrir os olhos e ver que há outras maneiras de se viver”, explica Alessandro.

Essa ação é uma importante ferramenta de partilha e despertar de uma nova consciência, além de ser uma solução para reduzir o consumo e o número de carros nas ruas. Visto que a Carona Solidária é uma oportunidade de repensar o conceito de saúde em diferentes esferas, a responsável pelo Centro de Educação Ambiental do Medianeira, Letícia Estela Cavichiolo Espindola, destaca que: “este projeto permite abordar tanto aspectos da saúde ambiental, pela redução das emissões de carbono, quanto os efeitos de poluentes e material particulado na saúde humana, ao mesmo tempo que estimula relações mais saudáveis para e com os demais. ”

A Carona Solidária traz consigo o caráter pedagógico de educar pelo exemplo. Também carrega o ato de repensar cada escolha diária, sendo um dos pontos chaves dos 5 R’s da sustentabilidade: repensar, reduzir, reciclar, reaproveitar e reutilizar. Alessandro relembra que a estratégia permite que o tema seja trabalhado em sala de aula em diversas abordagens, desde Ciências Naturais à Filosofia. “É importante que o currículo seja também um disparador para a iniciativa”, comenta.

Como as demais ações do projeto “Abra Seus Olhos e Veja Coisas Novas”, a Carona Solidária é um movimento prático do Colégio Medianeira em busca de uma postura cada vez mais consciente e comprometida com o ambiente e com uma sociedade mais justa.

Ícone - Agende uma Visita
Agende uma Visita