Adeus aos copos plásticos

//Adeus aos copos plásticos

Adeus aos copos plásticos

caneca-site

Texto por Jonatan Silva

Como parte da campanha Abra seus olhos e veja coisas novas, o Colégio Medianeira lança a ação “Traga sua caneca”, uma iniciativa para reduzir o uso de copos plásticos. A partir do dia 4 de abril, todos os educadores devem usar suas próprias canecas. Isso, em termos práticos, significa a redução de 32 mil copos plásticos por mês.

De acordo com dados da Universidade Federal de Alfenas, em Minas Gerais, somente 20% dos copos plásticos consumidos no Brasil são reciclados. Quando descartado na natureza, um copo plástico pode levar de 200 a 1000 anos para se decompor. Uma pesquisa da Universidade Federal da Bahia afirma que o plástico utilizado na fabricação do copo, em contato com o café quente, pode soltar uma quantidade de Estireno, substância cancerígena, acima do nível considerado seguro pelo Ministério da Saúde.

“O copo tem um impacto ambiental muito grande. Desde a sua produção, o plástico utiliza muitos recursos naturais”, explica o professor Roberto Casagrande Filho, responsável pelo Centro Ambiental do Medianeira (CEA). Para o educador, a chave está em se perceber de onde vem o material usado para a confecção do copo.

Carmen de Cristo Lara, supervisora da limpeza do Medianeira, reafirma a importância da substituição. “Já estamos preparando os ambientes para não receberem mais os copos”, disse. Carmen lembra que a limpeza das canecas é responsabilidade de cada educador.

Aedes Aegypti

Dependendo do descarte, os copos plásticos podem se transformar em criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e da febre febre chikungunya. “A cadeia de produção dos copos plásticos causa vários pequenos impactos que podem ser evitados”, afirma Casagrande.

Detergente

Um mito envolvendo o uso das canecas é a lavagem. Há quem diga que, ao utilizarmos detergente na higienização, o dano é igual ou maior ao uso dos copos descartáveis. Segundo Casagrande, é importante que sejam escolhidos os detergentes biodegradáveis – que estão disponíveis na maioria das marcas e com preços muito acessíveis.

Abra seus olhos e veja coisas novas

O projeto é um conjunto de ações solidárias em prol da sustentabilidade. Além da troca dos copos plásticos pelas canecas, o Colégio Medianeira propõe também a reciclagem de papel e estudos para a redução do consumo de energia, o uso racional da água e a coleta seletiva de resíduos.

Saiba mais sobre o projeto: clique aqui.

By | 2018-02-27T13:33:12+00:00 Abril 4th, 2016|Notícias|Comentários desativados em Adeus aos copos plásticos