O Colégio Medianeira trabalha com a nucleação do 4º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Por meio dela, as disciplinas conversam de modo mais efetivo. A nucleação promove um maior diálogo entre os diversos saberes e conhecimentos, proporcionando uma visão integradora da realidade.

Esta proposta busca tecer referenciais de estudo e a formação de alunos e professores na perspectiva de um currículo aberto que amplie e aprofunde o sentido da aprendizagem, da pesquisa, da leitura de diversas fontes a respeito das ciências, das artes e da cultura, além das possibilidades de projetos pluridisciplinares e da contextualização do conhecimento de diferentes áreas com a realidade histórica.

A Nucleação se configura como um novo sentido formativo, aliando o conhecimento à sensibilidade e ao compromisso com a solidariedade, justiça e reciprocidade. Pela nucleação, a formação e educação integral de nossos alunos é geradora de saberes reflexivos e transformadores, elementos fundantes da Pedagogia Inaciana, atendendo à reconciliação das pessoas e das cidades como espaços de vida, de encontros e de reumanização individual e coletiva.