INTERNACIONALIZAÇÃO

Dentre os 10 identificadores globais dos Colégios da Rede Jesuíta de Educação mundial destacam-se dois deles como inerentes aos Projetos de Internacionalização de nossas Instituições, com os quais o Colégio Medianeira compromete-se:

COMPROMETIDOS COM A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA GLOBAL

Somos comprometidos com a formação de sujeitos com conhecimento acerca do mundo, competentes interculturalmente e com amplo senso de responsabilidade e justiça social. Pessoas que entendem o mundo como algo interdependente, onde toda ação realizada, cada decisão tomada, necessariamente tem impactos no outro.

COMPROMETIDOS COM A INTERCULTURALIDADE

Somos comprometidos com a formação de pessoas interculturalmente éticas, promotoras do diálogo entre as culturas, de forma a respeitar as diferenças e esclarecer conjuntamente o que consideram irrenunciável para construir, a partir de todas elas, uma convivência mais justa e mais feliz. Tais pessoas têm em conta que a compreensão de outros obtida por meio da convivência e do diálogo é indispensável para a autocompreensão. (CORTINA, Adela. Cidadãos do mundo: para uma teoria da cidadania. São Paulo: Edições Loyola, 2005)

A INTERNACIONALIZAÇÃO NO MEDIANEIRA:

REDE EDUCATE MAGIS

A missão da Rede Educate Magis é a formação de uma comunidade online que conecte educadores de aproximadamente 900 Colégios da Rede Jesuíta de Educação em todo o mundo. Esta comunidade, que ultrapassa fronteiras, abre uma nova forma de proceder para os nossos Colégios a serviço da missão jesuíta: companheiros de reconciliação e justiça – com Deus, na humanidade e com a criação.

Programa “Global Citizenship”

O Programa “Global Citizenship” ocorre em parceria com a Stetson University (DeLand, Fl, USA) e Talken USA para estudantes da 1ª e 2ª série do Ensino Médio, com currículo elaborado com a participação do Colégio Medianeira em cooperação com as instituições mencionadas. O Programa será constituído de curso de inglês ao longo de 3 semanas, aulas com professores da Stetson University e da Talken USA envolvendo temáticas diversas e convergentes entre si: cidadania global, team building, formação de lideranças, business school. Nos finais de semana, haverá visitas a parques e atrações turísticas da Flórida.

Programa de Intercâmbio da RJE

Enquanto membros de uma grande rede de educação da Companhia de Jesus, somos provocados a buscar alternativas concretas de encurtar as distâncias, construir pontes e aprender com o diferente. O Programa de Intercâmbios da RJE começou a ser desenvolvido em 2018 e, deste então, têm surgido novas oportunidades de intercâmbios entre os Colégios e Escolas Jesuítas no país. Além disso, começam a ser apresentados novos projetos em parceria com instituições internacionais.

Premiações

Creativity Marathon

No concurso promovido pela Full Sail University, da Flórida (EUA), que envolve oito países, estudantes da 2ª série do Ensino Médio do Medianeira obtiveram a Menção Honrosa como melhor vídeo de animação. Clique aqui e saiba mais.