O Colégio Nossa Senhora Medianeira foi fundado em 1957 pela Companhia de Jesus e teve como primeiro diretor o P. Oswaldo Gomes, um jesuíta decidido e dedicado a cumprir sua missão. Quando recebeu a tarefa de fundar o Medianeira, imediatamente passou a buscar verbas que viabilizassem a construção da escola, no terreno doado pela prefeitura de Curitiba, por intervenção do governador Bento Munhoz da Rocha. A pedra fundamental, que deu origem às obras, foi trazida do antigo colégio jesuíta de Paranaguá, que hoje abriga o Museu da Universidade Federal do Paraná no litoral do Estado.

HÁ MAIS DE 60 ANOS, O MEDIANEIRA É REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO DE EXCELÊNCIA, FORMAÇÃO HUMANA, SOCIAL E POLÍTICA, ENSINO CRÍTICO, CRIATIVO E REFLEXIVO.

O Medianeira é um dos caçulas entre as 17 instituições de educação básica e 6 universidades da Companhia de Jesus espalhadas pelos Brasil. Temos uma família grande e antiga, de raízes cravadas no compromisso com a educação. Nossos “antepassados” começaram o trabalho educativo há mais de 460 anos, quando a Companhia de Jesus foi fundada por Ignácio de Loyola, ou Santo Ignácio de Loyola.

A tradição e o suporte conquistados pelos séculos de trabalho com educação humanizadora e cristã conferem respeito à sua trajetória. Ao mesmo tempo, a renovação e o trabalho que acompanham seu tempo estão representados, com frescor e juventude, por nosso jeito de ser, fraterno, competente e inovador. Nossa capacidade transformadora se reflete na atuação dos “sempre” alunos, pais e educadores, que buscam, com ações significativas e pela intervenção pessoal e coletiva, a mudança da sociedade, para que seja mais justa e solidária.

Diretores

Atual-2019

Padre Nereu Fank, S.J.

2018-2015

Padre Carlos Alberto Jahn, S.J.

2014-2005

Padre Rui Korbes, S.J.

2004-2000

Padre Raimundo Kroth, S.J.

1999-1997

Padre Guido Aloys J. Kuhn, S.J.

1996-1993

Padre Kuno Paulo Rhoden, S.J.

1993-1984

Padre João Cláudio Rhoden, S.J.

1983-1977

Padre Raimundo Kroth, S.J.

1976-1973

Padre Kuno Paulo Rhoden, S.J.

1972-1969

Padre Otaviano João Marchi, S.J.

1969-1968

Padre Egídio Francisco Schmitz, S.J.

1968-1967

Padre Aloísio Bernardo Schuster, S.J.

1967-1959

Padre Otaviano João Marchi, S.J.

1959-1958

Padre Ayrton Álvares P. Bittencourt, S.J.

1958-1957

Padre Oswaldo Casado Gomes, S.J.