PROGRAMA BILÍNGUE

O trabalho desenvolvido com o bilinguismo no Colégio Medianeira tematiza o tripé formado por sujeito, conhecimento e sociedade. Ao pensar a formação de um cidadão global, a Rede Jesuíta de Educação deseja que seus estudantes sejam protagonistas e portadores de futuro, sendo capazes de ler, interagir e interpretar a complexidade do mundo por meio das linguagens.

OS DESAFIOS DO ENSINO BILÍNGUE

Aprender uma língua estrangeira pode ser um desafio. A neurociência aponta que, no geral, crianças têm maior facilidade quando o assunto é a apreensão de outro idioma que não o nativo. Isso porque, nessa fase, o ser humano passa pelo processo natural de adquirir e não de aprender o idioma. Do ponto de vista científico, a relação com uma segunda língua é mais espontânea nesse período. Por isso, o Colégio Medianeira implementou o Programa Bilíngue como parte integrante da proposta curricular.

A importância desse tipo de aprendizado tem reflexos nas mais diversas áreas da vida, desde o autodesenvolvimento até uma boa colocação no mercado de trabalho. Em um cenário de constantes transformações no mundo, aprender uma língua estrangeira passa a ser um fator determinante, abrindo portas para o crescimento e evolução nos âmbitos pessoal, cultural e profissional. E o Inglês já é considerando como um pré-requisito na sociedade contemporânea, seja na concorrência por uma vaga de emprego, ou como forma de oportunidade às relações interpessoais, integrando os sujeitos de forma global.

GALERIA DE VÍDEOS

Currículo Bilíngue Integrado

Presentation of our School: Falas espontâneas dos(as) estudantes para apresentação do Colégio a colegas da Argentina.

EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO COM O CURRÍCULO BILÍNGUE INTEGRADO

• 1. Em quais séries a língua inglesa é ofertada no Colégio Medianeira.

Todas. Da Educação Infantil ao Ensino Médio.

• 2. Como funciona a Educação em Língua Inglesa no Medianeira?

É integrada às outras matérias dos estudantes. Da Educação Infantil ao Ensino Médio, é pensada uma carga horária semanal de aulas de inglês adequada à faixa etária, permitindo que crianças e jovens desenvolvam a competência em outra língua e a utilizem também para ler e interagir com conteúdos de outras disciplinas.
    Para 2022
    // Educação Infantil ao 2º ano: 03 aulas por semana. No 1º e 2º anos EF Integral teremos 05 aulas semanais.
    // 3º ao 5º ano: 05 aulas por semana.
    // 6º ao 9º ano: 05 aulas por semana.

• 3. Para quais anos/séries é ofertado o currículo bilíngue?

Em todas as séries do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano.

• 4. O currículo bilíngue é obrigatório ou opcional?

É obrigatório, pois as aulas de inglês fazem parte do currículo das séries, por isso, estão inseridas na carga horária das turmas, de forma integrada, não se tratando de um serviço contratado à parte.

• 5. São usados materiais didáticos bilíngues?

Sim, em todas as séries são usados diversos materiais didáticos e paradidáticos bilíngues. Além dos livros, que são usados do 2ºano EF em diante, a presença de outras mídias e linguagens é constante, como músicas, vídeos, podcasts, quadrinhos e jogos.

• 6. O Programa Bilíngue Medianeira substitui a necessidade de fazer um curso de inglês?

A dinâmica de trabalho com a educação bilíngue em um colégio de educação básica é muito diferente da dinâmica de um curso de inglês. Na Educação Básica, temos propósitos amplos para a formação bilíngue, que têm relação com a cidadania global, com a formação para o diálogo, com a interculturalidade. Assim sendo, os cursos de inglês acabam sendo opções para as famílias que podem e querem aprofundar conhecimentos específicos da língua inglesa ou que querem acelerar o processo de aprendizagem.

• 7. Qual é o inglês ensinado no Medianeira?

Compreendemos a língua inglesa como Língua Franca, ou seja, uma língua com fim comunicativo utilizada por pessoas de diferentes partes do mundo, sendo nativos ou não no idioma.

• 8. A educação bilíngue do Medianeira visa à proficiência?

Sim. Visamos à proficiência dos estudantes. Proficiência esta que perpassa todas as habilidades: ler, escrever, ouvir e falar. Há também preocupação em preparar os estudantes que desejam certificações internacionais, mas o foco principal é a ampliação permanente do repertório linguístico.

• 9. O Colégio Medianeira tem parceiros para intercâmbios?

Sim. Por fazermos parte da Rede Jesuíta de Educação, temos instituições de ensino em mais de 70 países, o que nos dá segurança nesses processos de estudos fora do país. Além disso, a YES Intercâmbios é uma parceira nossa, que ajuda na viabilização de pacotes personalizados, conforme o desejo de cada estudante. Para saber mais,
    acesse: www.colegiomedianeira.g12.br/internacionalizacao