A catequese no Colégio Medianeira em Curitiba é um espaço sagrado de transmissão da fé, em sintonia com a espiritualidade inaciana e os valores da Rede Jesuíta de Educação seguindo a metodologia proposta pela Arquidiocese de Curitiba. Queremos criar um ambiente propício para a experiência profunda de vida e encontro com Jesus Cristo.

A primeira preferência apostólica da Companhia de Jesus, “Mostrar o caminho para Deus”, reflete a importância da espiritualidade na formação dos estudantes. Buscamos cultivar a dimensão espiritual através de momentos de espiritualidade, pausas inacianas, celebrações religiosas e atividades de reflexão que ajudam os alunos a desenvolver sua relação com o transcendente.

Para nós, a catequese de Iniciação Cristã vai além da doutrinação; é uma jornada de vivência e descoberta, na qual buscamos construir um mundo novo a partir desse encontro transformador.

A fé não se resume a um conjunto de doutrinas ou regras, mas representa a expressão mais profunda, completa e gratificante do sentido da vida.

Nosso objetivo é oferecer a cada criança um espaço de crescimento interior, cultivando neles o desejo por justiça e despertando a sede de verdade.

Dentro do processo de Iniciação Cristã são 3 as etapas dedicadas à preparação para a participação da Primeira Eucaristia.

• Encontros Catequéticos

São experiências enriquecedoras que combinam metodologias ativas e catequese narrativa. Por meio de dinâmicas participativas, diálogos significativos e narrativas envolventes, os estudantes são convidados a mergulhar nas histórias sagradas, vivenciando valores e ensinamentos de maneira autêntica.

• Celebrações

As celebrações são parte fundamental do processo de iniciação Cristã, onde o catequizando é convidado a vivenciar em comunidade os valores aprendidos durante os encontros catequéticos, celebrando o mistério da fé em torno do Jesus Eucarístico.

• Catequese Familiar

Encontros realizados de forma presencial com todas as famílias e catequizandos, cultivando um ambiente de comunidade mais vibrante e inclusiva onde diferentes perspectivas são valorizadas e respeitadas, trazendo uma riqueza ao processo que se torna vivencial.

• Declarações

Mantemos um arquivo com os nomes de todos os estudantes que realizaram os sacramentos no Colégio Medianeira. Para solicitar a segunda via de sua certidão clique aqui. O prazo para emissão é de até 15 dias.

INSCRIÇÕES

A preparação dos estudantes para a primeira eucaristia tem duração de 3 (três) anos, sendo uma atividade opcional a partir do 5º ano, com encontros semanais no contraturno.
Contatos: (41) 3218-8185 | pastoral@colegiomedianeira.g12.br
Valores: Etapas I, II e III : 10X de R$:83,00 venc. 10/03 a 10/12
Para os catequizandos que irão fazer a Primeira Comunhão em abril de 2024, não é necessário fazer inscrição e não haverá cobrança.
Início das aulas: 4 a 8 de março.