Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.
Inspirados pelas quatro preferências apostólicas da Companhia de Jesus e pelos dez identificadores globais dos Colégios Jesuítas, o Colégio Medianeira busca proporcionar aos seus alunos uma educação que vá além do desenvolvimento intelectual. A formação humana visa promover o crescimento pessoal e social, cultivando valores como a solidariedade, a justiça, a compaixão e a busca pelo bem comum.
Por meio das 4 preferências apostólicas universais da Compahia de Jesus, o Colégio Medianeira busca criar um ambiente educacional que proporcione uma formação humana sólida e integral. Ao cultivar valores e habilidades que vão além do conhecimento acadêmico, a instituição prepara seus alunos para se tornarem cidadãos comprometidos, conscientes e capazes de fazer a diferença na sociedade.
Projeto de Vida
Segundo o documento Colégios Jesuítas: Uma Tradição Viva o êxito educacional de nossas instituições não é medido por quem o indivíduo é formado no momento de sua formatura, mas sim pelo comprometimento de suas vidas nas décadas subsequentes aos anos que se formou em nossos centros de formação.
O projeto de Vida no Colégio Medianeira se inicia desde a Educação Infantil, através de interações em sala de aula e nos diversos ambientes de nosso centro educativo, refletindo e aprendendo sobre valores, passando por todo o Ensino Fundamental até o Ensino Médio, onde são desenvolvidas atividades que relacionam os conteúdos e atividades, projetos de estudo, pesquisa e ação, contribuindo com o desenvolvimento integral dentro dos princípios educacionais inacianos.
Escuta Pastoral
Tardes de Integração
Encontro de Formação Integral
O objetivo do encontro é colaborar com a formação integral dos estudantes por meio de uma experiência de imersão sociocultural, afetivo-emocional, espiritual-religiosa, ética, comunicativa e sociopolítica. Fornece uma formação que possibilita o desenvolvimento nas diversas dimensões por meio de uma metodologia que evidencie a experiência e o processo de revisão de vida. As atividades, que têm foco na compreensão de si mesmo pelo sujeito, o autoconhecimento e o reconhecimento das emoções, são um convite à qualificação das ações diárias em vista da formação de lideranças inacianas.
As últimas edições do encontro foram realizadas na casa da Juventude do Colégio Anchieta, em Caxias do Sul (RS).
Os estudantes selecionados foram acompanhados pelo Coordenador do Centro de Formação Cristã e Pastoral, Padre Agnaldo, e puderam encontrar-se com estudantes das diversas unidades educativas da Rede Jesuíta de Educação.
Missão Magis Amazônia
No início do mês de julho, nove estudantes do Ensino Médio do Colégio Loyola, de Belo Horizonte (MG), e quatro do Colégio Medianeira (PR), participaram da experiência “Ser Mais Amazônia”, promovida pelo programa MAGIS Brasil, em Belém do Pará (PA).
O grupo, acompanhado de educadores dos dois colégios, esteve na Ilha de Marajó, onde conviveu com comunidades ribeirinhas, quilombolas, indígenas e campesinas e aprendeu mais sobre seus costumes, crenças e espiritualidade.
A cada ano, o programa MAGIS Brasil propõe uma Campanha como inspiração temática que orienta os diversos trabalhos com jovens. Por meio de um tema comum, um conjunto de ações e projetos são empreendidos em todos os locais onde o programa está presente. A escolha de cada tema é feita com base nos eixos que estruturam a ação do MAGIS Brasil: Exercícios Espirituais; Justiça Socioambiental; Pedagogia da Formação; Vocações; e Voluntariado e Inserção Sociocultural.