Sinal musical

/Sinal musical
Sinal musical 2018-05-02T07:34:51+00:00

Foto: Paulinha Kozlowski.

Alunos e educadores do Colégio Medianeira que prestarem atenção ao sinal de entrada, saída e intervalo das aulas perceberão que existe algo de diferente no ar. Cada dia da semana um trecho musical – escolhido a dedo pelo curador do projeto, o educador Bruno Ruiz – ecoa pelos corredores e pátios.

Segundo Ruiz, a ideia – chamada Sinal Musical – surgiu em 2015 como uma alternativa ao “toque de recolher” do sinal. “Foi então uma metamorfose, com suas dificuldades e bons resultados”, explica o curador. As músicas são escolhidas a partir de critérios pedagógicos e educacionais, além do espectro sonoro e seu alcance. No entanto, o mais importante é o significado cultural que cada peça traz consigo.

A ideia, nas palavras de Bruno, é instigar os alunos à busca pelo conhecimento. “A relação entre música, cultura e educação é imediata. O Colégio passa a ser mais lúdico ao proporcionar um ambiente em que o sinal sonoro já não mais manda, mas convida”, define.

Confira as músicas de Maio

SEGUNDA