15.05.15

Sistema de Qualidade

Sistema de Qualidade na Gestão Escolar é apresentado à Comunidade Medianeira

Sistema de Qualidade na Gestão Escolar é apresentado à Comunidade Medianeira

Na semana passada, o Colégio Medianeira apresentou o Sistema de Qualidade na Gestão Escolar, um processo de autoavaliação desenvolvido pelas Universidade jesuítas do Chile e Uruguai, Universidade Alberto Hurtado e Pontifícia Católica, cujo objetivo final é desenvolver novas competências, uma nova cultura de gestão escolar e uma profunda reflexão sobre a identidade e missão dos colégios da Companhia de Jesus. Assim como outras instituições da Rede Jesuíta de Educação, o Medianeira aceitou o convite de participar deste projeto, que está sendo encabeçado pela Federação Latinoamericana de Colégios Jesuítas (FLACSI), desde 2012.
O processo de autoavaliação abrange quatro âmbitos que serão analisados por uma comissão de educadores do Medianeira: 1. Pedagógico Curricular; 2. Organização, Estrutura e Recursos; 3. Família e Comunidade; 4. Clima Escolar. Como projeto estratégico do Medianeira, em 2015, o Sistema de Qualidade insere o Colégio em um ciclo de autoavaliação e reflexão sobre nossos fazeres pedagógicos. Para o segundo semestre de 2015 e primeiro semestre de 2016, nos levará a definir metas e implantar ações na perspectiva de buscar permanentemente a excelência humana e acadêmica, tendo como foco central a aprendizagem.
O diretor geral do Colégio Medianeira, pe. Carlos Jahn, avalia a submissão do colégio ao processo como muito valiosa: “o Sistema de Qualidade ajudará ao Medianeira a avaliar os quatro âmbitos. Depois, possibilitará repensar processos, projetos e ações no sentido de melhorar a aprendizagem. Formaremos novas competências de liderança e teremos elementos para revitalizar nossa cultura institucional. Para um colégio jesuíta, esse olhar comum em todas as unidades vai fortalecer a Rede Jesuíta de Educação”.

A professora Juliana Heleno é a coordenadora dos trabalhos, na função de Coordenadora Interna. Ela está sendo acompanhada por dois facilitadores externos, os professores Jorge Dau (Colégio Santo Inácio-RJ) e Julival Alves (Colégio Diocesano-PI) e pela professora Sonia Magalhães (FLACSI). Para a realização do trabalho de autoavaliação, foram formadas cinco equipes compostas por educadores das diversas Unidades e Serviços: os quatro âmbitos citados anteriormente, com a complementação de um quinto time, O Grupo de Base, responsável por organizar as evidências (dados) dos âmbitos, problematizando-os.

O Assessor Pedagógico do Colégio Diocesano, Julival Alves da Silva, que é Facilitador Externo no processo de autoavaliação do Medianeira, afirma que o Sistema de Qualidade “permite que se tome conhecimento dos processos internos, qualificando a tomada de consciência”. O Colégio Diocesano, instituição jesuíta de Teresina, passou pela autoavaliação no ano passado. De acordo com Julival, mesmo após o curto período de implementação, hoje já se percebem algumas mudanças, no sentido de realinhar os processos selecionados como prioritários na elaboração do Plano de Melhoria, segunda etapa do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar.

O Medianeira acredita num projeto de sociedade e ser humano inspirados na tradição inaciana. Muitas mulheres e homens deram e dão o melhor de si por esse projeto educativo e por nossa comunidade acadêmica. Somos reconhecidos e temos sido capazes de, constantemente, nos reinventar. E a implantação do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar é mais uma estratégia para alcançar o objetivo final da nossa instituição: a excelência humana e acadêmica.

As fotos são de Paulinha Kozlowski.[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]