02.06.15

Cicloturismo

Aluno do Ensino Médio apresenta artigo sobre viagem de 730 quilômetros percorridos de bicicleta ao lado de pai e irmão.

Rodrigo Aguilar Guimarães, aluno da 3ª série do Ensino Médio participou, na semana passada, do IX Simpósio Sul-Brasileiro de Geologia, ao lado do seu pai, Gilson Burigo Guimarães (professor do departamento de Geociências da UEPG) e de seu irmão Bruno Aguilar Guimarães, geólogo pela UFPR. Eles apresentaram o artigo Geodiversidade no Cicloturismo: de Curitiba (PR) ao extremo sul de Santa Catarina.

O artigo foi escrito a partir da viagem feita de Curitiba (PR) a Forquilhinha (SC), que durou 7 dias, com o total de 730 quilômetros percorridos. Mesmo sem grandes luxos, a viagem ao lado dos dois filhos, nas palavras de Gilson, foi “maravilhosa. Além de divertida, fortalecemos nossos laços afetivos, compartilhamos nossas impressões sobre diversos assuntos, em especial a tradução dos cenários que identificamos ao longo da viagem”. Esse clima de parceria entre a família aconteceu também nas refeições, fosse no café da manhã em padarias, almoçando em restaurantes de beira de estrada ou, à noite, quando cozinhavam sua própria comida em um fogareiro. Quem está de fora pode imaginar que arranjar um lugar para passar a noite, por exemplo, é um grande problema. Gilson conta que foram muito bem acolhidos pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina nas cidades de São Bento do Sul, Pomerode, Rio do Sul, Bom Retiro e Urubici.

O professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa afirma que houve uma confluência de fatores que os levou a escrever o artigo: “Minha linha de pesquisa na universidade inclui a divulgação das Geociências e a busca por estratégias informais e não-formais de alcançar este objetivo. Some-se a ótima experiência do trabalho realizado com o Bruno e desejo do Rodrigo em prestar vestibular para Geologia”.

Como professor, Gilson considera fundamental a realização de trabalhos acadêmicos – principalmente quando, como no caso do artigo assinado pelos três, é para se “repartir com a comunidade científica mecanismos inovadores de trazer as Geociências para públicos diversos”. Ele afirma, ainda, que a inclusão de um aluno do ensino médio é um excelente caminho pré-universitário: “Na universidade já tive a saudável experiência de orientar alunos no programa de Iniciação Científica-Júnior”.

O Colégio Medianeira parabeniza a família do aluno Rodrigo Guimarães por vivenciar uma experiência tão rica e por compartilhá-la com a nossa comunidade. Momentos como esse corroboram uma mentalidade com a qual estamos totalmente alinhados: a vivência familiar e escolar em busca da excelência na formação humana e acadêmica.