25.06.15

43ª Olimpíada

Integração, cuidado e cooperação entre os alunos são os principais objetivos da 43ª Olimpíada Medianeira.

Esporte e aprendizado na 43ª Olimpíada do Medianeira

Para incentivar integração e cooperação entre os alunos, o Colégio Medianeira promove a 43ª Olimpíada Medianeira. A abertura oficial, com direito a desfile, acontece no dia 27 de junho, às 8h, e além dos atletas conta com a presença dos familiares. Entre esportes coletivos e individuais, o objetivo é frisar um assunto que já é trabalhado em sala de aula: o respeito entre os indivíduos.

Uma das organizadoras das olimpíadas, a professora Graciela Gomez lembra a importância social da ação. “Não estamos só trabalhando o estímulo à prática esportiva, mas refletindo sobre a intolerância racial, social e de gênero, para discutir os preconceitos no ambiente escolar e promover o aprendizado no cotidiano de cada um”, comenta.

A coordenação adotou diferentes temas a serem trabalhados, dependendo da faixa etária dos estudantes. Alunos de 6º e 7º anos discutem o esporte e o cuidado com o outro, enquanto para alunos de 8º e 9º a pauta é “Competição versus cooperação: elas são características excludentes?” Já o Ensino Médio traz como tema a intolerância.

Graciela ainda comenta os critérios adotados na competição, para que todos tenham chance de participar. “Como sempre temos mais inscritos em relação ao número de atletas que cada esporte comporta, fazemos um revezamento entre os jogos. Não podemos excluir a competição e o desejo pela vitória, mas podemos apresentar valores mais importantes”, conclui.

Foi dado início a algumas provas individuais. Confira nas fotos de Paulinha Kozlowski: