06.07.16

1º Concurso de Redação e Arte

Projeto para os 7º anos e 8º anos integra todos os colégios da Rede Jesuíta de Educação.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Concurso inova ao ser a primeira iniciativa envolvendo todos os colégios da Rede Jesuíta. Foto: Divulgação.

Texto por Jonatan Silva

No dia 31 de junho encerram as seletivas internas do 1º Concurso de Redação e Arte dos 7º anos e 8º anos. Inspirada pelo projeto Abra seus olhos e veja coisas novas, a iniciativa da Rede Jesuíta de Educação (RJE) é uma maneira de integrar os diversos colégios que a compõe, permitindo o intercâmbio entre culturas e estudantes.

O tema do concurso, “O futuro é seu: que tipo de mundo queremos deixar para as crianças que estão a crescer? ”, demostra a preocupação da Companhia de Jesus com a questão ambiental e com a educação como ferramenta para a mudança de atitude e de comportamento.

“O concurso visa ser um movimento de interação e integração acadêmica entre educandos e educandas dos colégios da RJE, conscientizando-os de que fazem parte de uma Rede de Educação que preza pela formação de pessoas conscientes, competentes, compassivas e comprometidas no cuidado para com a casa comum”, explica Pedro Risaffi, secretário executivo da RJE.

Segundo o regulamento do concurso, os estudantes do 7º ano serão responsáveis pelos trabalhos artísticos enquanto as turmas de 8º ano ficarão encarregadas das redações.

Olhar cítrico

O tema, na visão de Marcelo Pastre, coordenador dos 8º anos e 9º anos do Colégio Medianeira, reflete o momento atual da RJE e estabelece um importante vínculo com os alunos, já que trata de questões como a identidade e o sentido de vida e de horizonte.

“O viés formativo do projeto contempla diversas demandas de aprendizagem e permite que o aluno tenha um olhar crítico sobre o mundo”, explica Pastre. Para o educador, o 1º Concurso de Redação e Arte coloca luz também sobre a criatividade e expressão dos estudantes, desenvolvendo importantes habilidade e capacidades.

Aprendizagem integral

O Concurso de Redação e Arte é o primeiro projeto a incluir as unidades de Ensino Fundamental de todos os colégios jesuítas do Brasil. Entre os objetivos está criar a ideia de pertencimento a algo maior, a RJE a nível nacional, a FLACSI na América Latina, e a Companhia de Jesus, no mundo. Para Risaffi, o denominador comum no processo é o fator inaciano, fundamento enriquecedor no processo de aprendizagem e troca de experiências.

Para Eliane Zaionc, coordenadora dos 6º anos e 7º anos, o concurso, além de estar incluído no currículo regular, cria uma nova perspectiva envolvendo a aprendizagem integral. “O projeto trata da arte, mas de uma arte reciclada por meio do reaproveitamento de objetos, trabalhando a sensibilização e a conscientização”, explicou.

Seleção

A escolha dos trabalhos acontecerá em três etapas. Na primeira, as obras serão selecionadas dentro da própria Unidade de Ensino. Depois, outro Colégio da RJE ficará responsável pela “peneira” de textos e trabalhos artísticos. “Por exemplo”, explica Pedro, “todas as produções textuais e artísticas selecionadas internamente pelo Colégio Medianeira, em Curitiba, poderão ser enviadas para avaliação da equipe do Colégio Diocesano, em Teresina, ou pelo Colégio Loyola, em BH, que selecionarão os trabalhos que passarão para a última fase. ”

A terceira etapa será uma votação aberta para os mais de 30 mil alunos da Rede Jesuíta em todo o Brasil. Todos os estudantes participarão, escolhendo os trabalhos que mais gostaram. Por fim, obras selecionadas na última fase irão compor um e-book que será lançado em 2017.

Muito mais que uma competição pura e simples, o concurso é um importante instrumento de integração e intercâmbio entre educadores e educandos de todos os colégios da RJE, além de estimular os alunos a desenvolver suas próprias criações e reflexões sobre o que vivenciam e percebem do mundo e do que está ao seu redor.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]