Inovação e Práticas Inovadoras na Educação: Um Olhar para o Futuro Inspirado na Tradição Jesuíta

1º Simpósio de Práticas Inovadoras do Colégio Medianeira realizado no dia 28 de outubro de 2023. Teve 52 trabalhos inscritos, entre apresentações e oficinas, e quase 100 autores e co-autores.

Eixos

Os educadores do Medianeira inscreveram seus trabalhos tanto para as oficinas quanto para as mesas temáticas nos seguintes eixos:

  • 1. Educação e tecnologias

    A era digital trouxe consigo um cenário de constantes mudanças e avanços tecnológicos que impactam cada aspecto da nossa sociedade. Na área educacional, não é diferente. A interseção entre educação e tecnologia tem sido um tópico de crescente interesse, levando a um movimento de inovações pedagógicas para acompanhar as demandas do século XXI. Os trabalhos inscritos neste eixo buscam explorar essa relação sinérgica, visando compreender como as tecnologias para
    além dos discursos inovistas podem ser adequadamente integradas ao ambiente educacional para promover aprimoramentos significativos no processo de ensino-aprendizagem.

  • 2. Metodologias ativas e protagonismo estudantil

    As metodologias ativas são estratégias, técnicas, abordagens e perspectivas que transformam os estudantes em protagonistas de seu processo educacional. Isto permite que o trabalho acadêmico seja realizado a partir de espaços de trocas. Assim, os estudantes passam a fazer parte dos planejamentos desenvolvidos pelos educadores, tornando-se parte ativa desse processo. A aprendizagem torna-se mais significativa, trazendo novas experiências para as práticas sociais. Neste eixo, espera-se que sejam apresentadas estratégias que evidenciem o uso de metodologias que coloquem o estudante no centro do processo educacional e que, como práticas sociais, visem também a formação de pessoas críticas, reflexivas e pesquisadoras.

  • 3. Integração curricular e pesquisa

    A integração curricular busca conectar de forma significativa os diferentes componentes curriculares, promovendo uma aprendizagem mais contextualizada para os estudantes. Ao relacionar conceitos e habilidades de diferentes áreas do conhecimento, os professores auxiliam seus estudantes a compreenderem como o conhecimento se aplica em diferentes contextos, promovendo uma visão mais abrangente e interconectada do mundo. Nesse processo, a pesquisa se torna uma ferramenta pedagógica poderosa, permitindo que os estudantes desenvolvam
    habilidades críticas, analíticas e de resolução de problemas, tornando-se protagonistas do próprio aprendizado. A integração curricular e a pesquisa são pilares fundamentais para uma educação mais relevante, estimulante e alinhada às necessidades do século XXI. Os trabalhos inscritos neste eixo destacam práticas que integram os conhecimentos dos diversos componentes
    curriculares, evidenciando o compromisso com uma educação de qualidade e contextualizada.

  • 4. Sustentabilidade e Cidadania global

    O termo sustentabilidade descreve o desenvolvimento da sociedade sem comprometer as
    necessidades ambientais futuras, pensando na justiça socioambiental. O cuidado com a casa
    comum é uma das preocupações da educação integral e foco na nossa escola. A ecologia propõe
    ações concretas de manejo e cultivo sustentável do solo, da água, das florestas e dos diversos
    ecossistemas naturais, respeitando seus ciclos de autorregeneração e reparando danos causados
    pela ação exploratória. Esse saber ecológico de natureza sistêmica, holística e transdisciplinar,
    em suas múltiplas relações, é denominado de Ecologia Integral. A crise socioambiental, com seus
    desafios graves e complexos, demanda práticas e saberes integrais na busca de soluções
    alternativas. Entender que todas as nossas ações e comportamentos têm uma consequência no
    mundo e no modo como todos vivemos é o que se pretende ao desenvolver o conceito de cidadania
    local e global. Os trabalhos apresentados nesse eixo buscam ações inovadoras na educação
    ambiental e desenvolvimento sustentável, buscando a compreensão dos estudantes dessas
    temáticas e o desenvolvimento da consciência ambiental de toda a comunidade escolar.

  • 5. Inclusão e diversidade

    O Brasil é um país de imensa diversidade cultural, e ao longo de sua história naturalizou profundas
    desigualdades sociais entre grupos definidos por raça, gênero, condição socioeconômica, bem
    como por pessoas com necessidades especiais. Diante desse quadro, as instituições de ensino têm
    o papel de construir currículos que considerem as necessidades individuais dos educandos, assim
    como suas identidades linguísticas, étnicas e culturais. Um currículo que visa a equidade, também
    exige um claro compromisso de reverter a situação de exclusão histórica que marginaliza grupos,
    como os povos originários e as populações das comunidades remanescentes de quilombos e
    demais afrodescendentes, igualmente, requer o compromisso com os alunos com
    excepcionalidades, reconhecendo a necessidade de práticas docentes inclusivas e de diferenciação
    curricular. Este eixo de pesquisa busca investigar as práticas pedagógicas que visam a
    compreensão e o reconhecimento das diferenças, o respeito aos direitos humanos e à
    interculturalidade, e o combate aos preconceitos de qualquer natureza.

  • 6. Acompanhamento, avaliação e Mapa de Aprendizagens

    Acompanhamento, mediação e avaliação estão no coração do fazer educativo, com ênfase ao
    modo de proceder inaciano. São elementos que acompanham a escola desde as suas origens mais
    remotas. Ligadas ao nascimento da escola, fazem parte do DNA da docência. Assim como não
    existe escola sem o professor e o estudante, não haverá aprendizagem significativa sem avaliação
    e acompanhamento. É diante dessa base que nasce o Mapa das Aprendizagens como uma releitura
    local que visa à qualificação do acompanhamento do estudante. Os trabalhos inscritos neste eixo
    evidenciam a importância dessas três frentes para o fazer pedagógico crítico em um colégio
    jesuíta.

Oficinas do Simpósio de Práticas Inovadoras

O tempo destinado às oficinas foi de 30 minutos mais 15 minutos para discussão coletiva. Foram abertas três salas divididas nos seguintes eixos:

  • Sala 1 – Educação e tecnologias e Integração curricular e pesquisa;
  • Sala 2 – Metodologias ativas e protagonismo estudantil e Acompanhamento, avaliação e Mapa de Aprendizagens;
  • Sala 3 – Sustentabilidade e Cidadania global e Inclusão e diversidade.

Trabalhos inscritos

Diário de viagens: olhares e percepções sobre o(s) mundo(s)
Autores: Leonardo Girardi e Rodrigo Schlenker

O trabalho com os direitos sociais fundamentais e o protagonismo político: a criação de políticas públicas pelos estudantes da 2ª série do ensino médio
Autoras: Gabriela Bortolozzo e Lidiane Grutzmann

As modalidades de leitura na contribuição para o desenho de um currículo literário
Autora: Luciane Hagemeyer

Desafios da produção textual no contexto escolar frente ao advento do Chat GPT
Autora: Gabriela Szabo

Word of the day
Autora: Fernanda Relindes Camargo Osipi

Grafismo infantil: um olhar sobre o potencial da criança
Autoras: Larissa Alves Veiga, Ana Paula Timóteo da Rocha Valiente Gomes; Katia Luciana Gomes Sampaio

Inteligência Artificial: por uma práxis docente pós-pandêmica
Autor: Alexandre Ribeiro Martins

Desvendando o mundo dos suricatos: aprendizado bilíngue no primeiro ano do Ensino Fundamental
Autora: Ingrid Caroline Benatto

Jogo envolvendo sistema monetário
Autoras: Romie Chiarelli Mendes e Gabrielle da Silva Lima

Por uma Práxis Educativa Jesuíta: a formação de jovens pesquisadores comprometidos com a transformação social
Autor: Alessandro França Quadrado

Botanics, gardening and science lab: tudo isso na aula de inglês
Autora: Luiza Cristiane Ribeiro dos Santos Macedo

Integração Curricular e Contextualização no Ensino de Ciências: Uma Abordagem Jesuíta para a Aprendizagem Significativa
Autora: Talge Aiex Boni

Projeto: Fome de quê?
Autora: Suzana Fernanda Ferreira de Brito

Crises socioambientais e práticas inovadoras em educação ambiental
Autores: Letícia Estela Cavichiolo Espindola e Manoel Araújo Granja Neto

Teatro Cabeça de Coco – na escola: A sustentabilidade e a solidariedade presentes no trabalho de Abel Domingues
Autora: Andressa Kloster

Biblioterapia – Uma estratégia Inovadora no desenvolvimento da dimensão socioemocional
Autoras: Marcele Pereira Martins e Karolina Marianni Vargas

O acompanhamento das aprendizagens no processo de autonomia dos estudantes com vistas à formação integral
Autoras: Tatiana Simas Mielke Chyla e Fabiana Hitomi Ono Ishiruji Convivência escolar e cuidado

Convivência escolar e cuidado
Maraizza Moura Chacon Bueno e Mônica Diva Barddal Tonocchi

Brincadeiras e canções populares: a canção para pular corda como uma integração curricular
Autoras: Rachel Laís Bizetto Ramos e Jéssica Lançone dos Santos Gasperin

Explorando Ecossistemas: Prática visual e bilíngue na aula de ciências
Autora: Isabela Caldeira Nunes Limeira

Foguete de propulsão a água: uma metodologia ativa para abordar a terceira lei de newton
Autoras: Gabrielle Sikora Ferri e Soraya Rodrigues Kulicheski

Pegada ecoarte!
Autores: Junior Ken Iti Obata, Caroline Ribeiro, Grazielle Weiss, Luiza Cristiane Ribeiro dos Santos Macedo e Suellen Oriana Kricky

Ah…o Xingu! uma lição civilizatória nas palavras de Washington Novaes
Autor: Francisco Carlos Rehme

O tema da importância das abelhas nas aulas de Ciências do 4º ano
Autoras: Caroline Ribeiro, Grazielle Weiss, Suellen Oriana Kricky

Comissão Organizadora (GT1)

Prof. Gracilene Zen
Prof. Alexandre Ribeiro Martins
Prof. Luciane Hagemeyer
Prof. Lais Piedade
Prof. Mariana Vargas Ilário Vieira
Prof. Talge Aiex Boni
Prof. Vinicius Soares
Prof. Mario Borges
Prof. Carlos M. Torra
Prof. Mayco A. Martins Delavy

Comissão Científica (GT2)

Prof. Anderson Akio Shishito
Prof. Fernanda Hillman Furlan
Prof. Natalia Luiza Simas
Prof. Allan Beckmann Costa
Prof. Gracilene Zen
Prof. Luiza Cristiane Ribeiro dos Santos
Prof. Angelica Matais Laurino
Prof. Kelly Cordeiro Martins
Prof. Ana Paula Correia
Prof. Claudia Furtado
Prof. Juliana Heleno
Prof. Katia Sampaio
Prof. Carlos M. Torra
Prof. Mayco A. M. Delavy

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