Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.
Inovação e Práticas Inovadoras na Educação: Um Olhar para o Futuro Inspirado na Tradição Jesuíta
1º Simpósio de Práticas Inovadoras do Colégio Medianeira realizado no dia 28 de outubro de 2023. Teve 52 trabalhos inscritos, entre apresentações e oficinas, e quase 100 autores e co-autores.
Eixos
Os educadores do Medianeira inscreveram seus trabalhos tanto para as oficinas quanto para as mesas temáticas nos seguintes eixos:
-
1. Educação e tecnologias
-
2. Metodologias ativas e protagonismo estudantil
-
3. Integração curricular e pesquisa
-
4. Sustentabilidade e Cidadania global
-
5. Inclusão e diversidade
-
6. Acompanhamento, avaliação e Mapa de Aprendizagens
Oficinas do Simpósio de Práticas Inovadoras
O tempo destinado às oficinas foi de 30 minutos mais 15 minutos para discussão coletiva. Foram abertas três salas divididas nos seguintes eixos:
- Sala 1 – Educação e tecnologias e Integração curricular e pesquisa;
- Sala 2 – Metodologias ativas e protagonismo estudantil e Acompanhamento, avaliação e Mapa de Aprendizagens;
- Sala 3 – Sustentabilidade e Cidadania global e Inclusão e diversidade.
Trabalhos inscritos
Diário de viagens: olhares e percepções sobre o(s) mundo(s)
Autores: Leonardo Girardi e Rodrigo Schlenker
O trabalho com os direitos sociais fundamentais e o protagonismo político: a criação de políticas públicas pelos estudantes da 2ª série do ensino médio
Autoras: Gabriela Bortolozzo e Lidiane Grutzmann
As modalidades de leitura na contribuição para o desenho de um currículo literário
Autora: Luciane Hagemeyer
Desafios da produção textual no contexto escolar frente ao advento do Chat GPT
Autora: Gabriela Szabo
Word of the day
Autora: Fernanda Relindes Camargo Osipi
Grafismo infantil: um olhar sobre o potencial da criança
Autoras: Larissa Alves Veiga, Ana Paula Timóteo da Rocha Valiente Gomes; Katia Luciana Gomes Sampaio
Inteligência Artificial: por uma práxis docente pós-pandêmica
Autor: Alexandre Ribeiro Martins
Desvendando o mundo dos suricatos: aprendizado bilíngue no primeiro ano do Ensino Fundamental
Autora: Ingrid Caroline Benatto
Jogo envolvendo sistema monetário
Autoras: Romie Chiarelli Mendes e Gabrielle da Silva Lima
Por uma Práxis Educativa Jesuíta: a formação de jovens pesquisadores comprometidos com a transformação social
Autor: Alessandro França Quadrado
Botanics, gardening and science lab: tudo isso na aula de inglês
Autora: Luiza Cristiane Ribeiro dos Santos Macedo
Integração Curricular e Contextualização no Ensino de Ciências: Uma Abordagem Jesuíta para a Aprendizagem Significativa
Autora: Talge Aiex Boni
Projeto: Fome de quê?
Autora: Suzana Fernanda Ferreira de Brito
Crises socioambientais e práticas inovadoras em educação ambiental
Autores: Letícia Estela Cavichiolo Espindola e Manoel Araújo Granja Neto
Teatro Cabeça de Coco – na escola: A sustentabilidade e a solidariedade presentes no trabalho de Abel Domingues
Autora: Andressa Kloster
Biblioterapia – Uma estratégia Inovadora no desenvolvimento da dimensão socioemocional
Autoras: Marcele Pereira Martins e Karolina Marianni Vargas
O acompanhamento das aprendizagens no processo de autonomia dos estudantes com vistas à formação integral
Autoras: Tatiana Simas Mielke Chyla e Fabiana Hitomi Ono Ishiruji Convivência escolar e cuidado
Convivência escolar e cuidado
Maraizza Moura Chacon Bueno e Mônica Diva Barddal Tonocchi
Brincadeiras e canções populares: a canção para pular corda como uma integração curricular
Autoras: Rachel Laís Bizetto Ramos e Jéssica Lançone dos Santos Gasperin
Explorando Ecossistemas: Prática visual e bilíngue na aula de ciências
Autora: Isabela Caldeira Nunes Limeira
Foguete de propulsão a água: uma metodologia ativa para abordar a terceira lei de newton
Autoras: Gabrielle Sikora Ferri e Soraya Rodrigues Kulicheski
Pegada ecoarte!
Autores: Junior Ken Iti Obata, Caroline Ribeiro, Grazielle Weiss, Luiza Cristiane Ribeiro dos Santos Macedo e Suellen Oriana Kricky
Ah…o Xingu! uma lição civilizatória nas palavras de Washington Novaes
Autor: Francisco Carlos Rehme
O tema da importância das abelhas nas aulas de Ciências do 4º ano
Autoras: Caroline Ribeiro, Grazielle Weiss, Suellen Oriana Kricky
Comissão Organizadora (GT1)
Prof. Gracilene Zen
Prof. Alexandre Ribeiro Martins
Prof. Luciane Hagemeyer
Prof. Lais Piedade
Prof. Mariana Vargas Ilário Vieira
Prof. Talge Aiex Boni
Prof. Vinicius Soares
Prof. Mario Borges
Prof. Carlos M. Torra
Prof. Mayco A. Martins Delavy
Comissão Científica (GT2)
Prof. Anderson Akio Shishito
Prof. Fernanda Hillman Furlan
Prof. Natalia Luiza Simas
Prof. Allan Beckmann Costa
Prof. Gracilene Zen
Prof. Luiza Cristiane Ribeiro dos Santos
Prof. Angelica Matais Laurino
Prof. Kelly Cordeiro Martins
Prof. Ana Paula Correia
Prof. Claudia Furtado
Prof. Juliana Heleno
Prof. Katia Sampaio
Prof. Carlos M. Torra
Prof. Mayco A. M. Delavy