Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.
Metodologias transformadoras, afetos e tecnologias: caminhos para a aprendizagem integral
A educação como prática da liberdade é uma forma de ensinar que qualquer um pode aprender. Esse processo de aprendizagem é mais fácil para aqueles de nós que ensinamos e acreditamos na existência de uma dimensão sagrada da nossa vocação: que acreditamos que o nosso trabalho não é apenas partilhar informações, mas também participar no desenvolvimento intelectual e espiritual dos nossos alunos (bell hooks, 2017, p. 25).
O amor deve consistir mais em obras do que em palavras (Santo Inácio de Loyola, EE 230).
Com grande alegria, apresentamos à comunidade o 2º Simpósio de Práticas Inovadoras (2º SPI) do Colégio Medianeira, que acontecerá nos dias 16 e 19 de outubro de 2024. Neste ano, com o tema: Metodologias transformadoras, afetos e tecnologias: caminhos para a aprendizagem integral. Como comunidade de educadores/as que pesquisam e projetam a sua práxis, perguntamo-nos: que tempos são esses que nos convidam a pensar o futuro da educação? O que significa projetarmos um modelo de educação integral que dialogue com os afetos, as tecnologias e, simultaneamente, seja capaz de projetar metodologias transformadoras?
Diante desses questionamentos, voltamo-nos para a educação jesuíta, que convida a pensar a partir de uma tradição viva que situa o campo educacional no contexto de desafios do presente: contradições entre a redução das taxas de pobreza extrema desde a década de 90, coexistindo com a permanência das desigualdades sociais, culturais, econômicas e de distribuição de recursos; aumento do capital especulativo questionando a noção de trabalho como produtor de riquezas; a interdependência das nações no modelo de economia mundializada, que amplifica formas e contornos de exploração; o desafio dos fluxos migratórios, dos discursos de ódio e fechamento; e a política orquestrada de destruição e financeirização dos recursos naturais (COMPANHIA DE JESUS, 2019).
A formação integral que sonhamos se dá nesse território disputado de narrativas e práticas. A formação de sujeitos sociais (ARROYO, 2022), que intervenham no espaço coletivo, precisa, intencionalmente, reconhecer esse jogo entre o discurso e a ação para, inacianamente, sermos capazes de experienciar, refletir e agir com o estudante. Desde esse princípio, nossos currículos se revelam como sínteses das diferentes culturas presentes em nossa sociedade, com vistas a contribuir para uma formação plena dos educandos. Nessa perspectiva, focalizamos a constituição de sujeitos éticos, estéticos, espirituais e sensíveis à condição humana e da vida do Planeta, que também sofre um processo delicado de transformação, frente aos novos desafios das inteligências generativas, submissas à lógica economicista que exclui, domina e destitui de dignidade o humano. Esse cenário evidencia o papel fundamental da educação para o entendimento dessas mudanças e para o fomento do pensamento crítico em relação a elas.
Como comunidade educativa, experienciamos a riqueza do pensar coletivo no 1º Simpósio de Práticas Inovadoras, realizado em outubro de 2023. A partir dessa experiência, percebemos a relevância de partilhar as produções dos/as nossos/as educadores/as com a comunidade externa. Neste ano, além de consolidarmos a parceria acadêmica e formativa com a Unisinos, teremos a participação representativa dos/das graduandos/as dos cursos de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), integrando saberes produzidos na relação entre a escola e a universidade. A formação integral das nossas infâncias, adolescências e juventudes passa pela intersecção entre o/a professor/a pesquisador/a, a sala de aula e a universidade, produzindo conhecimentos e socializando práticas tornadas ciência.
Nessa 2ª edição, contaremos com a palestra de abertura proferida pelo professor Dr. Miguel Arroyo, professor titular emérito da Universidade Federal de Minas Gerais e, com toda certeza, um dos maiores defensores na luta por uma educação integral, crítica e comprometida com a sociedade
Eixos
A escolha dos eixos temáticos do 2º SPI considera temas latentes no cenário educacional brasileiro, visando a contemplar reflexões e práticas que tangenciam os desafios impostos pela realidade atual. Nesse sentido, ao priorizar esses 7 eixos, buscamos estabelecer pontes entre metodologias transformadoras, afetos e tecnologias, como possibilidades para a criação de um horizonte potencializador das mudanças e da aprendizagem integral na perspectiva inaciana
-
Educação e tecnologias
-
Metodologias ativas e protagonismo estudantil
-
Integração curricular, educação bilíngue e pesquisa
-
Ecologia Integral, sustentabilidade e cidadania global
-
Inclusão e diversidade
-
Acompanhamento, avaliação e Mapa de Aprendizagens
-
Comunicação não violenta e afetividade
Trabalhos Inscritos
O APOIO PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS DO 1º E 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autoras: Kelly Cordeiro Martins, Larissa Alves Veiga e Ana Paula de Moraes de Siqueira
INFOCRACIA: DIGITALIZAÇÃO, CRISE DA DEMOCRACIA E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Autor: Fabiano Pinkner Rodrigues e Alexandre Ribeiro Martins
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autoras: Mayara R. Stockler Pizzatto, Mikaely Ponez e Fabíola Jéssica da Silva Godoy Pereira
CÍRCULOS MAGIS
Autor: Gabriel Cavalcante de Oliveira e Luiz Felipe da Silva
ATELIÊ NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autora: Mariana Vargas Ilario Vieira
MAGISCARE
Autores: Suzana Brito e Rodrigo Schlenker
WRITE MINDS E A PROMOÇÃO DA CIDADANIA GLOBAL: PROTAGONISMO E AUTOESTIMA NA ESCRITA ACADÊMICA EM INGLÊS
Autora: Ana Caroline da Silva Pereira
KAFKA E AS CRIANÇAS: UMA AVENTURA LITERÁRIA BILÍNGUE COMO PONTE ENTRE CULTURAS E LÍNGUAS
Autora: Marcelo Luiz Vergilio Ferreira, Fernanda Batista de Almeida e Débora Cristina de Oliveira
CIÊNCIA NA COMPOSTEIRA
Autoras: Suellen Oriana Kricky e Grazielle Weiss
A CIDADE DAS EMOÇÕES
Autora: Gabrielle Edite Ribeiro
PROJETO DE VIDA E ESTÁGIO SUPERVISONADO: PARTE INTEGRADORA DA FORMAÇÃO
INTEGRAL
Gabriela Bortolozzo e Alessandro Franca Quadrado
A PROMOÇÃO DA AUTONOMIA E DO ENGAJAMENTO ESTUDANTIL POR MEIO DE INSTRUMENTOS DE AUTOAVALIAÇÃO
Grazielle Weiss
MAPA DAS APRENDIZAGENS, AUTOAVALIAÇÃO E ESCUTA: A CONSTRUÇÃO DE UMA COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA NO AMBIENTE ESCOLAR NO COLÉGIO MEDIANEIRA
Autora: Gabriela Szabo
PERTENCIMENTO E IDENTIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INFLUÊNCIAS DA ROTINA NA CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE EMOCIONALMENTE SEGURO.
Autora: Julia Palermo Lopes
AS APRENDIZAGENS NA LINGUAGEM EM ARGILA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autoras: Ana Paula Rocha Valiente Gomes e Larissa Alves Veiga
SESSÕES SENSORIAIS : UMA POTÊNCIA NO PROCESSO DE PROTAGONISMO DAS CRIANÇAS BEM PEQUENAS
Autora: :Brunna Hyara Figueiredo, Simone Santiago Timossi e Bruna Kovalik
AS PLANTAS FAZEM HISTÓRIA
Autores: Fabiano Rodrigo da Maia e Perola Goncalves de Paula Sanfelice
LOG OFF MOVEMENT: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE UM DIA SEM TELAS
Autoras: Suzana de Carvalho Lima Kawai, Bruna Maciel Ramos e Natalia Luiza Simas
O ENSINO DA CULTURA POPULAR BRASILEIRA PARA A AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO LINGUÍSTICO, RÍTMICO E SENSORIAL
Autores: Junior Obata e Luiza Cristiane Ribeiro dos Santos Macedo
O CORPO E SUAS EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autoras: Alice de Nazaré Corrêa Nunes e Fabíola Jéssica da Silva Godoy Pereira
A LINGUAGEM DRAMÁTICA COMO AÇÃO PEDAGÓGICA PARA O PROTAGONISMO ESTUDANTIL
Autores: Allan Beckmann Costa e Anderson Akio Shishito
DA TEORIA À PRÁTICA: A TABELA PERIÓDICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES REAIS NA VIDA COTIDIANA
Autor: Rafael Odorico Viera
O VÍNCULO AFETIVO E AS APRENDIZAGENS
Autoras: Bruna Kovalik, Suzanquele Katia Dias e Patricia Cechet
LITERATURA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Autor: Jessica Fernanda Franco de Oliveira Perusso e Débora Cristina do Nascimento Tschoke
A IMPORTÂNCIA DOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM PARA A AUTONOMIA INFANTIL
Autora: Denise de Fátima Araújo e Gabriele Edite Ribeito e Kátia Luciana Luz Sampaio
A SEMENTE QUE EU PLANTO
Autoras: Rayssa Soares Silveira, Edeluci Botelho e Clariane Deda
QUÍMICA VERDE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO NA ANÁLISE DE DESASTRES AMBIENTAIS
Autoras: Leticia Estella Cavichiolo Espíndola e Cristiane Ramos
ESCUTA-DIÁLOGO: COMO ACESSAR OS ESTUDANTES INVISÍVEIS?
Autoras: Tatiana Simas Mielke Chyla e Fabiana Hitomi Ono Ishiruji
PASTA MAGIS: “NÃO ESQUECER DAS COISAS BOAS”!
Autoras: Ana Paula Correia e Suzanquele Kátia Dias
ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO E COMBATE AO BULLYING, CYBERBULLYING E RACISMO NO AMBIENTE ESCOLAR
Autoras: Fabiana Hitomi Ono Ishiruji e Adelia Teresinha de Abreu
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: COMO A SENSIBILIDADE E AFETIVIDADE IMPACTAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autora: Lahuama Dinamarques de Lima
ILHA DO MEL: EVIDÊNCIAS DE UM RELEVO DINÂMICO
Autor: Francisco Carlos Rehme
CONHECENDO E MOTIVANDO A CNV – COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA
Autora: Maraizza Moura Chacon Bueno
TONS DE PELE E PIGMENTOS NATURAIS: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A ARTE NA EXPANSÃO DO OLHAR BIODIVERSO SOBRE NÓS
Autora: Karina Sayuri Itiyama e Leticia Estella Cavichiolo Espíndola
APRENDENDO COM O OUTRO: COMPOSTAGEM E INTEGRAÇÃO ENTRE SÉRIES NO CONTEXTO ESCOLAR
Autora: Natália Martins Guerra e Rayssa Soares Silveira
Pôsteres
GUIA PRÁTICO PARA FEEDBACK DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Autor: Marcelo Gorges
Design no Contexto Escolar: Potencializando a Aprendizagem no Ensino Fundamental
Autoras: Liliane de Fatima Grein e Caroline Medeiros Martins de Almeida
O LUGAR DA COMUNICAÇÃO ESCOLAR NA IMPLANTAÇÃO DE UM CURRÍCULO BILÍNGUE: UM OLHAR DOS ESDUCADORES
Autora:Gracilene Zen
ORIENTADOR DE APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO INTEGRAL
Autor: Tatiana Simas Mielke Chyla e Daianny Madalena Costa
PATRIMÔNIO CULTURAL: EDUCAÇÃO, MEMÓRIA E PERTENCIMENTO
Autora: Caroline Glodes Blum
TERRITORIALIDADES DO SAGRADO: OS JESUÍTAS NA PROVÍNCIA DO PARAGUAI E NAS REDUÇÕES DO GUAIRÁ NO INÍCIO DO SÉCULO XVII.
Autor: Felipe Vieira Filippetto
A DIMENSÃO ESPIRITUAL NA APRENDIZAGEM: INTEGRAÇÃO DA ESPIRITUALIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Autor: Luiz Felipe da Silva
VALORIZAÇÃO DOS SERES E SEUS SABERES – RESSIGNIFICANDO APRENDIZADOS
Autor: Manoel Araújo Granja Neto
NECESSIDADE DO OLHAR INACIANO NA CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS EM UM CONTEXTO DE RÁPIDAS MUDANÇAS
Autora: Suzana Fernanda Ferreira de Brito
A DIMENSÃO ESPIRITUAL RELIGIOSA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA ESCOLA JESUÍTA
Autora: Fabíola Jéssica da Silva Godoy Pereira
BNCC, PNLD E CURRÍCULO DE HISTÓRIA PARA OS ANOS FINAIS: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Autor: João Augusto da Costa
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM ESTUDANTES DE INCLUSÃO
Autoras: Débora Cristina da Silva Borin e Karolina Marianni Vargas
Comissão Organizadora
Aline Luize dos Anjos Deunisio
Ana Caroline da Silva Pereira
Ana Paula de Moraes de Siqueira
Anderson Akio Shishito
Bruna Maciel Ramos
Bruna Morelo
Carlos Henrique Martins Torra Helvig
Claudia Furtado de Miranda
Karolina Marianni Vargas
Leonardo Girardi
Katia Luciana Luz Sampaio
Isa Mara Da Rosa Alves
Emerson Yuji Yamate Minamoto
Gabriela Szabo
Liliane de Fátima Grein
Mariana Vargas Ilario Vieira
Mayco Aparecido Martins Delavy
Rosiclea Mariano de Camargo
Talge Aiex Boni
Victoria Kennedy de Araujo
Comissão Científica
Ana Paula Correia
Ana Paula Timoteo da Rocha Valiente Gomes
Anderson Akio Shishito
Bruna Morelo
Gabriela Szabo
Isa Mara da Rosa Alves
Kelly Cordeiro Martins
Luciane Hagemeyer
Marcos Eduardo Manente Chella
Maria Regina da Silva Arrais
Natália Luiza Simas
Patricia Siebert Bonilauri
Liliane de Fátima Grein
Raul Guilherme Reckelberg de Goes
Claudia Furtado de Miranda
Karolina Marianni Vargas
Carlos Henrique Martins Torra Helvig
Katia Luciana Luz Sampaio
Mayco Aparecido Martins Delavy
Victoria Kennedy de Araujo