24.09.18

3º Concurso de Redação e Arte

A votação dos trabalhos que irão compor a coletânea de trabalho vai até 31 de outubro.

Por Jonatan Silva

O prazo para a escolha das produções do 3º Concurso de Redação e Arte da Rede Jesuíta de Educação – envolvendo os estudantes dos 7º, 8º e 9º anos – vai até o dia 31 de outubro. Nesta edição, além dos trabalhos textuais e artísticos, a comunidade educativa poderá escolher também a melhor fotografia, categoria inédita e envolve o 9º ano. O tema é a superação da violência, mote que também norteia a Campanha da Fraternidade desse ano. As produções selecionadas irão compor uma coletânea a ser lançada em 2019 pelas Edições Loyola.

Ir. Raimundo Barros, Diretor-Presidente da RJE, observa o concurso como uma oportunidade de estreitar laços entre os colégios e os estudantes de diferentes regiões do país. Segundo o jesuíta, esse é um movimento constante na Rede desde a sua formação em 2014 e que tem se solidificado a partir da 1º edição da competição, realizada em 2016. “Até então, os colégios estabeleciam vínculos apenas com os demais da mesma região (sul, sudeste e nordeste). A marca mais perceptível dessa relação para os alunos eram os projetos intercolegiais: olimpíadas, semana santa, encontro de lideranças, bienal de artes, etc.”, explica.

A estratégia permite também que os estudantes descubram potencialidades e capacidades pessoais, como foi o caso da Lara Ono G. Rei, do 9º ano, que participou da 2ª Edição do Concurso e teve o poema “Lembranças” escolhido para estar no livro. “A minha escrita foi notada pela minha família. Eles querem investir em mim, querem que eu faça cursos e workshops para desenvolver a criatividade na escrita”, comenta a jovem.

A temática é uma oportunidade para a reflexão e a ressignificação de posturas. Em 2017, o concurso abordou a questão socioambiental, levando os participantes a repensarem suas atitudes e costumes. Para Maria Izabela Granado, que estuda no 8º ano e integrou o grupo de estudantes vencedores da categoria “produção artística”,, houve uma mudança na sua forma de pensar sobre o ambiente e a sustentabilidade.

Currículo

O Concurso de Redação e Arte, entretanto, não é uma atividade isolada. Integrado ao currículo, fortalece o conteúdo abordado em sala de aula pelos professores, criando uma nova perspectiva envolvendo a aprendizagem integral. “O projeto trabalha a sensibilização e a conscientização”, explica Eliane Zaionc, Coordenadora Ensino Fundamental II.

Ao chegar à 3ª edição, o Concurso reafirma seu compromisso com a formação de pessoas mais justas e fraternas, capazes de fazer a diferença na sociedade em que estão inseridos. Para votar, clique aqui.