47ª Olimpíada do Medianeira
47ª edição da Tradicional Olimpíada Medianeira mobiliza estudantes e toda comunidade educativa.
Sob o mote “Esporte e Juventude: Valorizando a Vida“, a tradicional Olimpíada do Colégio Medianeira chega a sua 47ª edição. Mais que uma semana de jogos entre os estudantes, a Olimpíada é um momento de convivência entre toda a comunidade educativa. A abertura do evento acontecerá no dia 29 de junho, a partir das 8h, terá a participação das turmas desde o 6º ano do Ensino Fundamental até o Terceirão.
Sendo um dos eventos mais esperados do ano letivo, por ser um espaço de interação e integração, a Olimpíada simboliza as aprendizagens mediadas pelo esporte, pelo trabalho em equipe e pela troca entre estudantes, educadores e a comunidade, congregando diversas modalidades. Segundo a educadora Graciela Zachar Gomez, essas atividades fazem parte de um conteúdo acadêmico que é avaliado e que tem determinadas demandas a serem cumpridas. Sendo assim, “há um trabalho dentro da Aprendizagem Integral, que está voltada às dimensões corporal, ética, afetiva e cognitiva”, garante a professora de Educação Física.
O Projeto Educativo Comum (PEC) aponta, em seu item nº 35 (p. 45), que o currículo deve considerar as diversas áreas do conhecimento, perpassando as “dimensões afetiva, espiritual, ética, estética, cognitiva, comunicativa, corporal e sociopolítica” (p. 49), colocando o estudante como centro de todo o processo educativo, com foco na preparação de homens e mulheres para a vida e para o mercado de trabalho. Sendo assim, a tradição representada pela Olimpíada representa, antes de mais nada, o compromisso do Medianeira com o esporte e com a formação integral de seus estudantes.