15.06.22

48ª Olimpíada do Medianeira comemora também os 65 Anos de Colégio

Faça seu melhor movimento – Esporte, união e respeito.

48ª Olimpíada do Medianeira comemora também os 65 Anos de Colégio

De um lado, o símbolo que estava presente na medalha da 1ª Olimpíada do Medianeira. De outro, o símbolo que marca os 65 Anos do Colégio. Duas imagens diferentes, mas que fazem a nova medalha carregar um significado maior do que somente o design, agregando muitas histórias e simbolizando diversas vidas ao longo de 48 edições.

Após dois anos de espera, na manhã de 25 de junho teremos a abertura da 48ª Olimpíada do Medianeira! O evento traz em sua essência os valores que os jogos olímpicos perpetuam: união, respeito, superação e amizade. Nutrindo essa prática, o tema deste ano é “Medianeira em movimento: 65 Anos de história, vida e memórias”, o evento seguirá os princípios de fair play, mostrando na prática que o que importa não é vencer, mas entregar o seu melhor, carregando sempre o Magis na busca da sua melhor versão.

Raul Reckelberg, professor de Educação Física do Colégio Medianeira, explica como unir o fair play aos valores do Colégio: “trabalhamos não só a socialização, mas a questão de alteridade, dos valores inacianos e o Magis, que está interligado ao fair play quando se trata do esporte: ‘ser mais para os demais’ e buscando uma disputa justa”

Desde 1972, o Colégio Medianeira realiza as Olimpíadas, período de jogos que acontecem anualmente, e todos são convidados a participar. De estudantes a educadores, todos integram o evento mais esperado do ano, seja nas performances, nos jogos ou na torcida. Do 6° ano à 2ª série do médio, os estudantes realizam um desfile de abertura. O Terceirão finaliza com uma apresentação que aborda temas definidos por eles, promovendo mensagens de paz, cidadania, campanhas sociais, direitos humanos, solidariedade etc.

O ex-jogador olímpico de vôlei de praia e sempre-aluno Medianeira, Emanuel Rego, contou em uma de suas visitas ao Colégio um pouco sobre o incentivo da competição saudável desde sua época de estudante: “Comecei a jogar mais pelas amizades do que pelo esporte em si”, e continua “o esporte tem muitos valores necessários para a vida humana. O primeiro é socialização, depois, trabalhar em equipe, entender limites, hierarquias e conhecer estratégias. Esses valores são intrínsecos e fundamentais para a melhor convivência em grupo. Um esportista sempre pensa na pessoa que está ao seu lado” conta o jogador.

Sueli Takemori, educadora do Colégio, comenta a respeito do fair play não ser somente sobre o esporte: “apesar de ter um vínculo com o esporte, o fair play é uma filosofia de vida. Além dos valores, a honra e a conduta ética são muito importantes para a sociedade”. A educadora finaliza com um recado: “participem de coração aberto e olhem para a vida, comemorem a vida. Esses momentos precisam ser valorizados.”

Nossos atletas

O nome do evento não é em vão: temos, dentro do colégio, diversos esportistas com ótimos desempenhos. Isabela Ramos de Oliveira, estudante do Terceirão, foi recentemente convocada para a Seleção Paranaense de Voleibol. O Colégio também possui medalhistas em patinação, as estudantes com o título no último ano foram Roberta Yumi, Gabriela Zulauf Stoll Barni, Giulia Malacarne, Isabela Leonardi e Alice Medeiros. Além das patinadoras, temos Giovani Tocolini e João Marcelo Pastre, no basquete, Lucas Sobreda Bertoluci e Luiza Lisboa Stivalete, no triathlon, Enzo Okuyama, no atletismo, e muitos outros que enchem o Colégio de orgulho.

Não só estudantes, mas os nossos educadores também se destacam no esporte, como Sueli Takemori, nossa multicampeã no judô; Helcio Scardanzan, ex-jogador da seleção brasileira e Rolando Ferreira, ex-professor, que foi o primeiro brasileiro a jogar na NBA.

O ano marca os 65 Anos do Colégio Medianeira. Aqui, acreditamos em movimento, em desenvolvimento, em evolução em tudo que fazemos, na forma que educamos, e a Olimpíada do Medianeira tem um papel importante nesse processo: ampliar os horizontes e ajudar a ressignificar o mundo e as relações. Por isso, na 48° Edição da Olimpíada do Medianeira, faça seu melhor movimento. Esporte, união e respeito.

EBA

As crianças da educação infantil e do ensino fundamental 1 não ficam de fora. Em outubro, elas participarão do EBA “Experiências, Brincadeiras e Aprendizagens” que é um projeto pedagógico que mescla, de forma lúdica e interativa, diversas linguagens e tecnologias. Neste evento são realizadas diversas ações ao longo da semana, com muita diversão, troca de experiências e aprendizagem cooperativa, sempre buscando valorizar o respeito, a empatia e o cuidado com o próximo.

Serviço:
Abertura das Olimpíadas: 25 de junho, às 8h
Semana de jogos: 27 de junho a 1º de julho

Confira as fotos de alguns dos nossos atletas.