23.02.24

67 anos do Colégio Medianeira: história e inovação

Agradecemos a todos que participam da construção do nosso presente e futuro neste espaço onde sonhos se realizam

67 anos do Colégio Medianeira: história e inovação

Completamos 67 anos de vida e história, preservando a nossa essência: oferecer uma educação acolhedora e humanizada. Para nós, acompanhar o desenvolvimento do estudante de maneira cuidadosa e atenta é missão e fidelidade à nossa proposta educativa. Essa proposta é de tradição humanista e inovadora, própria da Companhia de Jesus que, há 500 anos educa integralmente e prepara pessoas para a cidadania global.

Inovar é colocar o estudante no centro das aprendizagens, é formar de perto, projetando e construindo futuros juntos. Fazemos isso conectados aos desafios do nosso tempo. Nesta data especial, expressamos o nosso muito obrigado a todos que participam da construção do nosso presente e futuro neste espaço sagrado onde vidas e sonhos se realizam.

67 anos de história do Colégio Medianeira

O Colégio Nossa Senhora Medianeira foi fundado em 1957 pela Companhia de Jesus e teve como primeiro diretor o P. Oswaldo Gomes, um jesuíta decidido e dedicado a cumprir sua missão. Quando recebeu a tarefa de fundar o Medianeira, imediatamente passou a buscar verbas que viabilizassem a construção da escola, no terreno doado pela prefeitura de Curitiba, por intervenção do governador Bento Munhoz da Rocha. A pedra fundamental, que deu origem às obras, foi trazida do antigo colégio jesuíta de Paranaguá, que hoje abriga o Museu da Universidade Federal do Paraná no litoral do Estado.

O Medianeira é um dos caçulas entre as 17 instituições de educação básica e 6 universidades da Companhia de Jesus espalhadas pelo Brasil. Temos uma família grande e antiga, de raízes cravadas no compromisso com a educação. Nossos “antepassados” começaram o trabalho educativo há mais de 460 anos, quando a Companhia de Jesus foi fundada por Ignácio de Loyola, ou Santo Ignácio de Loyola.

A tradição e o suporte conquistados pelos séculos de trabalho com educação humanizadora e cristã conferem respeito à sua trajetória. Ao mesmo tempo, a renovação e o trabalho que acompanham seu tempo estão representados, com frescor e juventude, por nosso jeito de ser, fraterno, competente e inovador. Nossa capacidade transformadora se reflete na atuação dos “sempre” alunos, pais e educadores, que buscam, com ações significativas e pela intervenção pessoal e coletiva, a mudança da sociedade, para que seja mais justa e solidária.

Sábado de comemoração, estudo e inovação

No sábado (27), diversas ações aconteceram no Colégio para comemorar o aniversário. O lançamento do e-book “1º Simpósio de Práticas Inovadoras”, em parceria com a UNISINOS, foi uma das novidades. Segundo Mayco Delavy, educador, coordenador das Comissões Científica e Organizador do 1º SPI, “os textos apresentados ao público revelam uma produção coletiva que buscou responder aos desafios do nosso tempo”, comenta.

São nove capítulos referentes aos seguintes eixos: Educação e Tecnologias; Metodologias Ativas e Protagonismo Estudantil; Integração Curricular e Pesquisa; Sustentabilidade e Cidadania Global; Inclusão e Diversidade; Acompanhamento, Avaliação e Mapa de Aprendizagens.

Além da apresentação do novo material, foi realizado seminário de formação para os educadores com foco na projeção de práticas inovadoras para 2024 e 2025. E para completar a manhã, teve bolo para celebrar os 67 anos do Colégio Medianeira.

Ícone - Agende uma visita
Agende uma visita
Ícone - Matrículas
Matrículas

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo