29.06.17

6º e 7º anos: Projeto Aprender Com

A iniciativa coloca em evidência o trabalho cooperativo entre os estudantes de diferentes turmas.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Jovens descobrem a importância da aprendizagem compartilhada. Foto: Jonatan Silva.

Por Jonatan Silva

A equipe de coordenação dos 6º e 7º anos do Colégio Medianeira organizou na última sexta-feira (23/6) as boas-vindas aos estudantes selecionados para o projeto de monitoria Aprender Com, um convite à aprendizagem compartilhada e à cooperação na busca pela formação integral.

Mayco Delavy, responsável pelo Serviço de Orientação Pedagógica (SOP), explica que os jovens que integram a equipe de monitores são referências nas disciplinas e foram escolhidos por serem capazes de criar dinâmicas de estudo. “Nós sempre aprendemos melhor quando ensinamos”, comenta o educador.

O projeto coloca em prática a ideia do estudante como centro do processo pedagógico, como afirma o Projeto Educativo Comum (PEC), número 36, enaltecendo a interação e a integração entre as diferentes turmas. Na visão de Delavy, a oportunidade de partilha é um fator que enriquece e fortalece os encaminhamentos pedagógicos.

Cooperação

Entre as estratégias que fazem parte do Aprender Com está a Sexta Compartilhada, um grupo de estudos organizado pelos próprios estudantes e no qual eles são os protagonistas do processo de ensino e aprendizagem. Conscientes da importância da monitoria, os meninos e meninas selecionados comentam sobre sua função como mediadores.

Segundo um estudante do 6º ano, “o papel do monitor é a interação acadêmica”, permitindo a todos e a todas a excelência dentro e fora da sala de aula. Para uma estudante do 7º ano, poder contar com o auxílio dos colegas é fundamental para que se alcancem resultados positivos. “Muitas vezes a pessoa está ‘quase lá’, mas falta a ajuda de alguém”, resume.

O projeto Aprender Com é materialização do ideal do Medianeira, e também da Rede Jesuíta de Educação (RJE), na formação de sujeitos competentes, conscientes, compassivos e comprometidos, capazes de, com um olhar fraterno e justo, fazer a diferença na sociedade.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Ícone - Agende uma visita
Agende uma visita
Ícone - Matrículas
Matrículas

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo