11.10.18

9º ano: Literatura, História e Biologia

A atividade faz parte das estratégias de transição do Fundamental II para o Médio.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] A atividade apresentou o estudantes ao Ensino Médio.

Por Jonatan Silva

“Certa manhã, ao acordar de sonhos intranquilos, Gregor Samsa encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso”. A abertura d’A Metamorfose, de Franz Kafka, foi o ponto de partida para a atividade transdisciplinar – envolvendo Literatura, História e Biologia – vivenciada pelos estudantes do 9º ano e que faz parte das estratégias de transição do Ensino Fundamental II para o Médio.

A aula foi uma oportunidade para que os estudantes conheçam as estruturas físicas e curriculares das séries nas quais ingressarão nos anos seguintes. Sentados em pufes, e com três professores em sala, os jovens experimentaram uma maneira inovadora de tratar o conhecimento. “O Ensino Médio não é um bicho de sete cabeças”, explica a professora Wanessa Storti, de História, que comenta o objetivo traçado para os estudantes: “além da preparação para o vestibular, que é o nosso foco, nós queremos preparar vocês para a vida”.

A partir do texto do escritor tcheco, Anna Legroski, responsável pelas aulas de Literatura da 1ª série do Ensino Médio, mostra que as pessoas passam também por metamorfoses: da puberdade à mudança de série até a chegada da vida adulta. “O que vocês fariam se acordassem transformadas em um inseto?”, provoca a educadora. Pouco a pouco o Laboratório de Biologia se enche com o vozerio das respostas. “Eu não viria para a escola”, diz uma estudante. “Eu poderia voar”, comenta outro jovem.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Estudantes leram trecho ‘A Metamorfose, de Kafka.

A metáfora do inseto – muitas vezes visto como asqueroso, nojento – se torna o gancho para a segunda parte da aula. A professora Paola Nagamatsu, de Biologia, relembra a importância desse grupo – “o mais diversificado entre os animais”, como explica a educadora – para o nosso ambiente. Com os olhos estalados, os estudantes esperam a explicação. “Nós não teríamos alimentos suficientes sem a polinização”, arremata.

Para finalizar, a professora Wanessa Storti contextualizou o momento que Kafka escreveu um de seus textos mais famosos. Para entender o começo do século, a crise da Belle Époque e os conflitos que desencadearam na I Guerra Mundial, a educadora se apoia n’A Metamorfose. “O clima de agonia e pessimismo mantido por Kafka é apontado por alguns autores como relação direta com o cenário mundial da época em que foi escrita”, disse.

Esse momento de aprendizagem transdisciplinar reforça o compromisso da Rede Jesuíta de Educação em formar pessoas capazes de ler e interpretar contextos. Tão importante quanto o conhecimento em si, o Medianeira acredita que os conteúdos abordados no currículo devem ser transformadores de vidas e de realidades.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] A professora Paola explicou a respeito da importância das metamorfoses dos insetos.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Ícone - Agende uma visita
Agende uma visita
Ícone - Matrículas
Matrículas

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo