10.04.25

Campanha da Fraternidade 2025: um chamado para a ecologia integral 

Inspirada por marcos históricos e espirituais, a proposta convida à ação diante dos desafios do cuidado com o planeta. 

Campanha da Fraternidade 2025: um chamado para a ecologia integral 

Em 2025, a Campanha da Fraternidade ganha um significado especial ao celebrar momentos importantes, como os 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, os 10 anos da encíclica Laudato Si’ e a recente publicação da exortação apostólica Laudate Deum. Além disso, a escolha do tema também está conectada aos 10 anos da criação da Rede Eclesial PanAmazônica (REPAM) e à realização da COP 30 em Belém (PA), a primeira conferência climática da ONU sediada na Amazônia.   

Diante desse cenário, o tema escolhido foi “Fraternidade e Ecologia Integral”, guiado pelo lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). A proposta convida à reflexão sobre a crise socioambiental atual e reforça a necessidade de uma conversão ecológica, que transforme nosso modo de viver e cuidar da Casa Comum. Embora a campanha tenha início na Quaresma, seu impacto se estende ao longo do ano, inspirando comunidades e instituições a incorporarem os valores da ecologia integral em suas práticas diárias.  

Para o Supervisor do Centro de Formação Cristã e Pastoral, Ir. Gabriel Cavalcante, a relevância de trabalhar esse tema no Colégio pode ser destacada em três pontos. “ A qualificação e a promoção do olhar crítico e consciente, que passa pela dimensão cognitiva dos estudantes, frente ao negacionismo climático, fenômeno que tem crescido em nossa sociedade e, principalmente, entre os jovens; fomentar um arraigado sentimento de pertença à Casa Comum e à cidadania global, capaz de gerar um comprometimento afetuoso e criativo com o planeta e com os demais. Tudo isso a partir do princípio inaciano de “ver Deus em todas as coisas, e em todas as coisas ver Deus” (cf. Const. 288), que nos convida a um entendimento transcendente e sagrado do cuidado com o planeta”, comenta. 

No Colégio Medianeira 

Estudantes e educadores estão promovendo discussões e atividades voltadas para esse tema. A Pastoral promove a sensibilização sobre a ecologia integral, os alunos da Educação Infantil ao Terceirão são convidados a observar a conexão de cada indivíduo com a casa comum, reforçando a importância do compromisso coletivo com a preservação do meio ambiente e o bem-estar das futuras gerações.  

Muitas das atividades foram realizadas no bosque, um espaço que favorece o desenvolvimento do compromisso individual com o cuidado e a responsabilidade socioambiental. Entre os destaques, está a árvore de compromissos construída pelas turmas da 2ª série. Já na fase 1, os estudantes exploraram os espaços, recolheram o lixo encontrado no chão e foram incentivados a conversar com suas famílias sobre a importância da separação correta dos resíduos. 

O tema das ações se conectou à KidsCOP, evento inspirado pela COP 2025 e idealizado por educadores em parceria com o Serviço de Orientação Pedagógica (SOP). Com o lema “Interconectados com a Casa Comum”, a proposta busca despertar a consciência para a justiça socioambiental, a cidadania global e o vínculo com a natureza. A Pastoral também participou da iniciativa com uma palestra sobre a Campanha da Fraternidade, aprofundando reflexões sobre como as crianças podem atuar ativamente no cuidado com o planeta. 

Escolha do tema 

Todos os anos, o Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolhe um tema e um lema para a Campanha da Fraternidade. Essa decisão é baseada nas sugestões de diversas comunidades, incluindo regionais, organismos do Povo de Deus, ordens religiosas e fiéis. O objetivo é revisitar questões urgentes da sociedade, incentivando uma reflexão profunda e promovendo mudanças concretas para o bem comum.

Ícone - Visitas
Visitas
Ícone - Matrículas
Matrículas

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo