Estudantes participam do SEMIC 2025
Pesquisas dos estudantes do Colégio Medianeira estão entre os projetos em destaque no SEMIC 2025 da PUCPR, com votação popular aberta até 23 de outubro.

O SEMIC 2025, evento onde estudantes dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica apresentam os resultados de suas pesquisas em sessões orais e e-pôsteres, acontece entre os dias 20 e 23 de outubro, no Câmpus Curitiba da PUCPR, e terá como tema “Cidades Inteligentes e Sustentáveis”.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC) da PUCPR é uma iniciativa que conecta estudantes do ensino médio à vida universitária por meio da pesquisa. O projeto tem como objetivo despertar a vocação científica de jovens estudantes, criando uma cultura de investigação e pensamento crítico nas escolas. Entre os principais benefícios estão o desenvolvimento de soft skills, a inserção no ambiente acadêmico, o aprimoramento de técnicas e métodos de pesquisa.
Este ano, o Colégio Medianeira tem orgulho de contar com a participação de seus estudantes no PIBIC Júnior e na Feira de Ciências da PUCPR. A seguir, conheça os projetos desenvolvidos pelos nossos jovens pesquisadores e acesse os links para conferir mais detalhes e participar da votação popular, até dia 23 de outubro.
Trabalhos produzidos pelos estudantes bolsistas do PIBIC JR
Clara Cordeiro Martins – “Ecofeminist Theology”
O projeto de Clara investiga a teologia ecofeminista como resposta às conexões entre a marginalização das mulheres e a degradação ambiental. A pesquisa mapeou mulheres latino-americanas e caribenhas que estudam essa vertente teológica, revelando uma intensa produção acadêmica na região. O estudo mostra que a opressão de gênero e a exploração da natureza partem da mesma lógica patriarcal, propondo uma reflexão sobre justiça social e sustentabilidade.
Milena Luisa Yomura – “Métodos para Mensuração de Curta Duração do Sono em Adultos e Idosos”
A pesquisa de Milena analisa os métodos utilizados para medir a duração do sono, buscando compreender como diferentes técnicas podem impactar os resultados e interpretações científicas. A partir da análise de mais de 300 artigos, a estudante identificou que 95% dos estudos utilizam métodos subjetivos, e destacou a importância de protocolos padronizados para garantir dados mais precisos e comparáveis sobre qualidade do sono.
Fernanda Quartarolli Falvo – “Plataformas e Redes Sociais como Espaço de Interculturalidade no Ensino de Português como Língua Estrangeira/Adicional”
Fernanda investigou como as plataformas digitais podem fortalecer o ensino intercultural de português para estrangeiros, especialmente migrantes e intercambistas no Brasil. O estudo destaca a importância do uso de recursos digitais e da atuação do professor como mediador cultural, ampliando o diálogo entre culturas e potencializando a aprendizagem.
Leonardo Bochi Conte – “Engajamento Juvenil do Ensino Médio em Causas Ambientais”
Leonardo explorou o engajamento dos jovens em causas ambientais, analisando como as escolas e as redes sociais influenciam a participação estudantil. O estudo revelou baixos índices de envolvimento, mas destacou o papel central das plataformas digitais e de figuras como Greta Thunberg no ativismo ambiental juvenil. O trabalho reforça a importância da educação ética e ambiental como ferramenta de transformação social.
Trabalho aprovado na Feira de Ciências Júnior da PUCPR
Vitória Katayama Georg, Manuela Almeida Hadler e Alice Caciatori Polakowski – “Além do Estilo: A Fast Fashion e seus Efeitos na Construção de Cidades Sustentáveis”
O projeto investiga os impactos da fast fashion sobre o meio ambiente, a economia e as relações sociais. As estudantes analisaram como o consumo excessivo de roupas afeta a sustentabilidade das cidades e propuseram alternativas conscientes, como o slow fashion, o upcycling e a moda ética. O estudo dialoga com o ODS 12 da ONU e reforça a importância de repensar hábitos de consumo para um futuro mais sustentável.
A votação popular está aberta até o dia 23 de outubro! Participe e apoie nossos jovens pesquisadores acessando os links acima.