28.11.16

A Troca poética do Integral

Educadora vai em sala de aula para partilhar suas criações com os alunos.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Ilza (sentada) ao lado da professora Michelle durante a leitura dos poemas. Foto: Jonatan Silva.

Por Jonatan Silva

A poesia não está só livros que encontramos em bibliotecas e livrarias, ela está também no dia a dia e dentro de cada um. Essa foi a descoberta feita pelos alunos do 2º ano do Integral no Colégio Medianeira durante uma atividade sobre a produção de um jornal. A educadora Ilza de Souza Morais seria mais um dos entrevistados quando relevou aos jornalistas-mirins que, além das funções que exerce na escola, escreve poemas.

Instigados pela professora Michelle Padilha Batistella, os pequenos convidaram a Tia Ilza, como é carinhosamente chamada pela turma, a fazer uma récita. A educadora escreveu versos sobre os alunos que também “responderam” com poemas. A experiência de troca se transformou em uma vivência emocionante na qual educadores e educandos fortalecem os laços e ressignificam a realidade.

Para Ilza, que faz parte da equipe de limpeza e convervação do Medianeira, poder compartilhar sua poesia com os pequenos é gratificante e simboliza também o reconhecimento inigualável. “A minha inspiração vem da valorização do que eu faço e de algo especial que vejo na pessoa”, disse.

O contato dos alunos com educadores que estão além da sala de aula cria um vínculo afetivo com os processos pedagógicos e de aprendizagem. “Isso é muito gratificante. O poema está em tudo e ela [/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][Ilza] tem uma sensibilidade muito grande e despertou essa mesma sensibilidade nas crianças e fez com que se interessassem mais pela poesia”, explicou Michelle.

Para compor seus poemas Ilza se inspira no que as pessoas têm de melhor. Foto: Jonatan Silva.

Canção

O amor pela poesia nasceu em Ilza na forma de canções. Antes de se interessar e escrever poemas, a educadora compunha letras de música. “Eu ficava muito emocionada e pedia em pensamento para Deus para ele dar o dom”, contou e completou revelando que a força dos seus versos está na rima.

A iniciativa permite que os alunos desenvolvam a capacidade de se expressar e de respeitar a opinião dos demais. A estratégia está alicerçada na Aprendizagem Integral e na formação de sujeitos competentes e compassivos, capazes de olhar o mundo de uma maneira mais justa e fraterna.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]