17.02.17

Inscrições para atividades de contraturno

Os interessados devem comparecer ao Salão Nobre a partir do dia 20/2.

Os centros de Arte e Esporte do Colégio Medianeira promovem a partir da próxima segunda-feira (20/2) as inscrições para as atividades do contraturno. A segunda e terça-feira (21/2) estão reservadas para rematrícula de alunos que já participaram em 2016*. De quarta (22/2) a sexta-feira (24), as inscrições são abertas para todos os interessados**.

As oficinas e treinamentos começam no dia 2 de março e seguem um cronograma específico, de acordo com a modalidade escolhida. Como parte do projeto pedagógico de aprendizagem integral, pilar da Rede Jesuíta de Educação, as aulas acontecem sempre no contraturno – com turmas pelas manhãs e à tarde.

Para Martinha Aparecida Vieira, supervisora do Centro de Arte do Medianeira, as oficinas ofertadas permitem o diálogo entre as diversas linguagens. “Um aluno que se inscreve e participa regularmente desenvolve habilidades ligadas à vivência humana e seus desdobramentos, o que facilita a sua expressão emocional, corporal e intelectual”, explica a educadora.

Francisco Alexandre Faigle, o Chicão, responsável pelo Centro de Esporte, destaca a potencialização de capacidades importantes para o cotidiano, como a competência no trabalho em equipe, o respeito aos conjuntos de regras e, claro, a evolução física e motora.

Atividades

Os alunos que escolherem as oficinas de Arte terão à disposição: Cinema e Fotografia, Dança, Teatro, Violão e Violino, além da Escola de Arte, projeto criado para os estudantes do 1º e 2º ano e que busca a integração entre as diferentes linguagens artísticas. Já o Centro de Esporte oferta Basquete, Handebol, Judô, Futebol, Futsal, Voleibol e Capoeira. As grandes novidades para a edição 2017 são a Oficina de Robótica e o Laboratório do Livro.

Nas palavras de Chicão, as diversas modalidades esportivas e oficinas artísticas caminham para um objetivo comum: a “busca de um sujeito crítico, criativo e autônomo.” Martinha confirma a transformação do aluno enquanto sujeito acadêmico, mas coloca em evidência também as mudanças em um caráter mais íntimo e individual. “Emoção e intelecto se interligam para que o ser humano elabore suas experiências, e assim se dá o aprendizado”, explica.

Participação

O resultado do trabalho realizado dentro das oficinas é visível nos alunos. Para a estudante da 2º série do ensino médio Luana Matsugaki, de 14 anos, a escolha do handebol foi essencial para o seu amadurecimento pessoal e escolar. “Eu me encontrei em um esporte que me ajuda bastante. Além de ter o trabalho em equipe, o handebol traz lições para toda a vida”, diz Luana, que participada do judô e da dança.

Vinicius Ruiz, de 15 anos e aluno do 3° série, vê o ensino das linguagens artísticas como um elemento importante dentro da grade escolar. “Eu percebo que a arte faz você ansiar pelo conhecimento. Eu tenho buscado aprender cada vez mais para colocar em músicas que crio, por exemplo”, diz.

Saiba mais

Para conhecer um pouco mais sobre cada uma das oficinas, basta acessar a página do Centro de Arte (clique aqui) e do Centro de Esporte (clique aqui).

Arte e Esporte

Inscrições: 20 e 21 de fevereiro (para alunos matriculados no ano anterior*, à exceção da oficina de Robótica); 22 a 24 de fevereiro (para todos os estudantes**).

Local das inscrições: Salão Nobre (das 7h20 às 12h15 e das 13h15 às 17h30)

Início das atividades: a partir de 2 de março.

Informações: telefone: 3218-8000.

* A rematrícula é exclusiva para as atividades nas quais o aluno participou até dezembro de 2016.

** Para a Oficina de Robótica as inscrições acontecem durante toda a semana.

Texto por Jonatan Silva.

Fotos Paulinha Kozlowski.